Informes - Planet Girls

OLX Brasil reúne dicas para quem está em busca de um novo lar

13 de Junho de 2022

Seja comprando ou alugando, é sempre importante tomar alguns cuidados para fechar bons negócios

Mesmo com economia instável e IGP-M por volta dos 10,7% em maio, o sonho da casa própria segue em alta, seja para moradia ou renda extra. 

‘’O aluguel ou compra de um imóvel é uma decisão que impacta a vida das pessoas em diversas esferas por muito tempo, por isso, reunimos algumas dicas básicas com itens que não podem ficar de fora na hora da busca pela casa nova”, comenta Larissa Gonçalves, economista do DataZAP+. 

Se o objetivo é alugar, veja abaixo por onde começar: 

  1. Defina um orçamento: Esse é o primeiro passo para aqueles que desejam alugar um imóvel. Antes de começar a pesquisa é preciso estipular um teto de gastos e ter em mente que haverá outras despesas recorrentes, como água, luz, internet e gás. 
  2. Encontre uma Localização: Para ajudar a definir uma localização é preciso considerar o propósito da mudança. Leve em conta também o tempo de locomoção para os estabelecimentos que atendem suas necessidades.
  3. Tenha paciência: Invista seu tempo em buscas: compare imóveis,  suas metragens e características;
  4. Conheça os processos de locação:. Hoje o mercado trabalha com diferentes garantias, é importante saber as vantagens e desvantagens de cada uma. São elas: fiador, seguro fiança, título de capitalização ou a definição de um valor caução. Com a digitalização do mercado, novas soluções também estão disponíveis, por exemplo, a análise do crédito junto a uma seguradora, como no recém lançado ZAPway+, plataforma que irá cuidar de todo o processo de forma virtual.
  5. Leia toda a documentação: Se atente a prazos (entrega da documentação, vistoria, entrega das chaves), possíveis multas, definição dos índices de reajuste de aluguel (a lei do inquilinato garante que o IGP-M não é obrigatório e há outras opções a serem consideradas como o FipeZAP+ Locação e o IPCA, por exemplo). Veja quais são as suas obrigações, se seus benefícios estão de acordo com o contrato e se o imóvel precisa de alguma melhoria, negocie previamente reforma junto ao locador.

DICA BÔNUS

  • Se a locação for por período curto, escolha um imóvel mobiliado (ou semi). Desta forma, há também uma economia com mobília e outras despesas de mudança. No entanto, se o objetivo é comprar, deve-se levar em consideração itens como: 
  1. Amplie seu raio de endereços: Procure descobrir novos possíveis endereços que caibam no seu bolso. É complicado encontrar a planta ideal que caiba no orçamento, portanto, vale a pena sistematizar os locais que pretende morar, visitar a vizinhança, conversar com um corretor da região e mapear a localização que deseja. 
  2. Investigue o imóvel desejado: Uma vez definido um conjunto inicial de opções de imóveis, aprenda o máximo que puder sobre cada um deles. Caso se trate de um imóvel com condomínio, converse com o síndico sobre perspectivas de aumento de condomínio. 
  3. Fique atento ao estado de conservação do imóvel para não ser pego desprevenido com possíveis reparos, como fiação elétrica e vazamentos.
  4. Procure se inteirar das questões legais que envolvem o imóvel: se a matrícula não tem pendências na prefeitura, se existe débito do IPTU a ser pago, condomínio ou outras contas atrasadas. Além disso, pesquise sobre o local, na internet ou com vizinhança também são interessantes para evitar situações indesejáveis.
  5. Pesquise sobre impostos e custos associados à compra: pesquise sobre os custos associados à efetivação da transação do imóvel: os custos cartoriais (regularização da matrícula do imóvel e escritura) e o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).  
  6. Estude as formas de pagamento: devido ao alto valor do imóvel, em geral é necessário recorrer a algum mecanismo de financiamento. Das formas de pagamento parcelado mais comuns se destacam o financiamento bancário, junto à incorporadora (para imóveis novos), consórcio e pagamento parcelado direto ao dono do imóvel (contrato de gaveta). Cada qual com seus benefícios e possíveis problemas.
  7. Tenha calma na negociação! Não se sinta pressionado por outras possíveis propostas. Assine o contrato com os responsáveis no seu tempo, tirando todas as dúvidas que tiver. Lembre-se do tempo gasto em toda a jornada de compra, não deixe que a pressão de outras pessoas bagunce todo o esforço e organização desta jornada. Faça tudo com segurança e não tenha medo de pedir ajustes.

DICA BÔNUS

  • No mercado de compra e venda de imóveis, boas oportunidades aparecem com o tempo. Tenha isso em mente na hora de buscar, negociar e vender imóveis. Caso contrário, poderá se frustrar com o tempo para fechar negócio, ou acabar pagando uma pressa que não existia.
Comentários
Assista ao vídeo