Cultura - Educação

Livro Alinhamento Total ganha versão brasileira e traz técnica para a falta de integração

26 de Novembro de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Alinhamento Total é o processo de alinhar e integrar as ações de cada pessoa de uma organização à execução comum da visão e da estratégia da companhia. Responsável pela metodologia, Riaz Khadem lança publicação sobre o tema no Brasil, com a coautoria de Linda Khadem. O livro retrata todo o aprendizado adquirido à frente da Infotrac Inc., consultoria norteamericana presidida por Riaz que há quase 20 anos aplica o conceito e desenvolve a técnica do Alinhamento Total em empresas como United Technologies Essex Group (EUA), BellSouth (EUA), Eastman Kodak Division (EUA) , GE Capital Mortgage (EUA), Erickson (EUA), BHS (Inglaterra), Mothercare (Inglaterra), Hippo Bank (Austria), Romerqueller (Austria), Volksfursorge (Alemanha), Arian Construcción (Espanha), Grupo FEMSA (México) , Liverpool Shopping Malls (México), Coca-Cola FEMSA (México), Oxxo Stores (México), Bancomer (México), Bimbo (México), Sofftek (México), entre outras.

“A metodologia pode desempenhar um significante papel no país, ajudando as organizações a aumentarem produtividade e qualidade de vida de seus colaboradores no ambiente de trabalho”, diz Riaz.

A obra mostra e ensina a detectar o quão custoso o desalinhamento pode ser. Traz o passo a passo para criar uma visão unificada dentro da empresa e alinhar as ações de todos os colaboradores para concretizar os objetivos traçados. Por meio dessa técnica é possível descobrir o que provoca o desalinhamento e o caminho correto para reverter o quadro, além de elucidar a contribuição de cada tarefa para o crescimento da organização.

Entre os pontos estratégicos vale destacar o Mapa de Alinhamento, que tem como centro a visão e a missão da empresa, amparados por indicadores, posicionamentos de mercado e pelo direcionamento tático para o alcance de objetivos. Também chama a atenção o método dePrestação de Contas, que inclui a forma como cada gestor enxerga os passos tomados rumo ao objetivo principal.

Com linguagem simples, o livro foca em pessoas e comportamentos e, assim, defende o alinhamento organizacional como a chave para o sucesso profissional. A metodologia ajuda a elevar a produtividade dos supervisores ao CEO, alinhando-os à intenção estratégica da organização, impactando diretamente nos resultados.

“O desalinhamento dentro das companhias está se tornando uma verdadeira doença crônica, gerado perdas fabulosas. Muitos gestores continuam investindo esforços para aperfeiçoar processos que já não darão mais resultados efetivos. Estimo encontrar em muitas companhias  um desalinhamento médio de pelo menos 30%, que gera perdas muitas vezes maiores do que o lucro que conquistam. A disseminação do alinhamento vai gerar uma forte vantagem competitiva para as empresas”, conclui Riaz Khadem.

 

Comentários
Assista ao vídeo