Cultura -

Autor de biografia sobre o cardeal dom Paulo Evaristo Arns participa de Salão de Ideias em Ribeirão

25 de Novembro de 2013
Ivo Herzog

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O jornalista Ricardo Carvalho, que acaba de lançar o livro “O Cardeal da Resistência, as muitas vidas de dom Paulo Evaristo Arns”, é a próxima atração do projeto Entre Feiras, da Fundação Feira do Livro, em uma parceria com o Instituto Vladimir Herzog. Ele participa do Salão de Ideias que será realizado no próximo dia 26/11 (terça), às 19h30, nos Estúdios Kaiser de Cinema, em Ribeirão Preto (SP).

Lançada no último dia 23 de outubro, em São Paulo, a biografia traz 65 capítulos e 359 ilustrações que contam a trajetória de um dos mais importantes brasileiros do século XX. Um homem que de 1966, quando chegou a São Paulo para ser bispo-auxiliar da zona Norte da capital e até 1998, quando se aposentou como cardeal-arcebispo, se tornou um dos mais fortes símbolos de resistência à ditadura militar.

“Neste Salão de Ideias, além da trajetória de dom Paulo Evaristo Arns e de sua importância no contexto político do Brasil e na defesa dos direitos humanos, também vou falar sobre os desafios para realizar este trabalho de reportagem que foi bastante complexo”, adianta o autor.

“Dar ao leitor de Ribeirão Preto a possibilidade de conhecer o trabalho de Ricardo Carvalho e sua obra sobre uma das figuras mais relevantes na luta pelos direitos humanos no nosso país, em todos os tempos, é um prazer para a Fundação Feira do Livro de Ribeirão Preto”, afirma sua superintendente, Viviane Mendonça.

Futuros jornalistas – A programação do evento também contará com a presença de Ivo Herzog para lançamento regional da sexta edição do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, organizado pelo Instituto Vladimir Herzog, tendo como público-alvo os estudantes de jornalismo.

“A região de Ribeirão Preto tem vários cursos superiores de jornalismo e uma forte tradição em reportagens voltadas aos direitos humanos. Queremos conscientizar os futuros profissionais de imprensa de forma a estimular a preocupação deles com esse assunto”, explica Ivo Herzog, presidente do Instituto que leva o nome do pai dele, o jornalista Vladimir Herzog, assassinado por agentes do regime militar, em outubro de 1975, nas dependências do DOI-CODI.

As inscrições para o Salão de Ideias são gratuitas e as vagas limitadas. Informações e inscrições, pelo telefone (16) 3911.1050 ou pelo e-mail feiradolivro@feiradolivroribeirao.com.br

O Salão de Ideias integra o Projeto Entre Feiras, que tem o objetivo de manter durante todo o ano o trabalho de valorização dos livros e de formação dos leitores e serve de aquecimento para a 14ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, que acontece de 15 a 25 de maio de 2014.

Esta edição com Ricardo Carvalho e Ivo Herzog conta com apoios do JR Hotel e da Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa que também é parceira do Instituto Vladimir Herzog.

Sobre o palestrante – Jornalista profissional foi diretor de jornalismo da TV Cultura, repórter especial da TV Globo, editor-chefe do Bom Dia Brasil e do Bom Dia São Paulo e editor-chefe do Globo Repórter, entre outras participações de peso no jornalismo brasileiro.

Além de “O cardeal da resistência, as muitas vidas de dom Paulo Evaristo Arns”, Carvalho também é autor dos livros “O cardeal e o repórter” e “As capas desta história”, sobre a imprensa alternativa.

Dirigiu e produziu dezenas de trabalhos em vídeo na produtora Argumento, que fundou em 1985, tendo entre suas realizações o documentário “Impressões do Brasil - A imprensa brasileira através dos tempos”, apresentado por Lima Duarte (1986). Carvalho também é o diretor e criador do projeto “Resistir é Preciso”, do Instituto Vladimir Herzog, que gravou 60 depoimentos dos protagonistas que participaram da imprensa brasileira alternativa, clandestina e no exílio. Produziu também “Memória do Meio Ambiente”, série de 10 documentários que traça um painel sobre a trajetória das questões ambientais no Brasil.

Como produtor independente, prestou serviços para a Rede Globo, SBT, Rede Vida, Canal Futura, TVE (hoje TV Brasil) e TV Cultura. Atualmente, Ricardo Carvalho é diretor geral da www.tvmeioambiente.com.br e diretor de conteúdo da TVM Criação e Produção.

Sobre o prêmio – O Prêmio Jovem Jornalista é apoiado por profissionais que fizeram parte da História do jornalismo brasileiro. Fernando Pacheco Jordão, que dá o nome ao prêmio, atuou na redação de importantes meios da imprensa nacional, de repórter a diretor na TV Globo. Ele é hoje conselheiro do Instituto Vladimir Herzog e preside a Comissão Organizadora do Prêmio Jovem Jornalista.

Nas edições anteriores, Leonêncio Nossa (O Estado de S. Paulo), Paulo Markun (ex-TV Cultura), Aquiles Lopes (ex-Folha e Diário de Pernambuco), Dácio Nitrini (TV Gazeta), Audálio Dantas (Negócios da Comunicação), Ricardo Carvalho (ex-TV Globo e Folha de S.Paulo) e Soninha Francine (ex-TV Cultura e ESPN) foram alguns dos mentores que coordenaram o desenvolvimento de pautas vencedoras. Visite www.jovemjornalista.org.br

Sobre o Instituto Vladimir Herzog – Criado em 25 de Junho de 2009, o Instituto Vladimir Herzog tem a missão de contribuir para a reflexão e produção de informações que garantam o direito à vida e o direito à justiça. Sua fundação se inspirou na trajetória de vida do jornalista Vladimir Herzog, assassinado em 1975 pela ditadura, bem como nos principais valores ligados a essa trajetória: democracia, liberdade e justiça social.

Tendo como bandeira a frase de Herzog “Quando perdemos a capacidade de nos indignarmos com as atrocidades praticadas contra outros, perdemos também o direito de nos considerarmos seres humanos civilizados”, o Instituto é uma OSCIP, organização sem fins lucrativos, com neutralidade político-partidária. Visite www.vladimirherzog.org.br

 

Comentários
Assista ao vídeo