Cultura -

Circo Tihany Spectacular estreia amanhã em Ribeirão Preto

22 de Novembro de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

De volta ao Brasil após 14 anos em excursões internacionais pelas Américas do Norte, Central e do Sul, o circo Tihany Spectacular se apresenta em Ribeirão Preto com seu espetáculo AbraKdabra. A temporada na cidade terá início com uma apresentação especial para convidados, autoridades e imprensa, amanhã (22), às 20h, no seu Palácio, construído na Av. Castelo Branco (Pista Lateral), próximo ao Estádio do Comercial.

 A turnê AbraKdabra teve início em 2011 e já foi vista por mais de um milhão e meio de brasileiros. O espetáculo reúne mais de 50 artistas de 23 nacionalidades, recrutados em festivais internacionais de Monte Carlo, Paris, Budapeste, China e Moscou, reconhecidos entre os melhores festivais circenses do mundo. As apresentações de dança são inspiradas nos shows de “Las Vegas” e contam com bailarinas escolhidas nas tradicionais instituições do gênero, como os balés russos e ingleses. 

 Como o próprio nome sugere, AbraKdabra é um dos poucos espetáculos da atualidade que aliam artisticamente incríveis atos de mágica e ilusionismo à sua trupe internacional, apresentando números originais de acrobacia, contorcionismo, equilibrismo, humor e dança com luxuosos figurinos, modernos cenários e efeitos especiais.

O show é dividido em 18 atos com duração de mais de duas horas, garantindo ao público um espetáculo empolgante e mágico. Entre os pontos altos estão o momento em que um helicóptero aparece magicamente no palco em apenas três segundos (na magia o impossível se faz possível) e quando o mágico faz os 50 artistas desaparecerem na frente do público, no meio do palco todo iluminado.

Todo o espetáculo é permeado por tecnologia de ponta, baseada no que há de mais inovador nos shows de “Las Vegas”, como a utilização de 40 mil watts de som e 124 luzes de LED robóticas que geram figuras tridimensionais nos seus modernos cenários que mudam magicamente sem que o público perceba como isso acontece.

AbraKdabra reúne o encanto da tradição circense, a surpresa da tecnologia e variedade de efeitos especiais, garantindo à família brasileira uma atração empolgante, divertida e inesquecível, de altíssima qualidade para os mas variados gostos e idades”, explica Richard Massone, ilusionista e diretor do Tihany Spectacular, pupilo e herdeiro de Franz Czeisler, o Grande Tihany, que hoje, aos 97 anos, vive a sua aposentadoria em Las Vegas.

Estrutura – O espetáculo apresentado no Brasil já passou por Manaus – onde teve início a temporada –, Belém, São Luís, Fortaleza, Recife, Maceió, João Pessoa, Natal, Maceió, Aracaju, Salvador, Vitória, Brasília, Goiânia, São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro. “A companhia coleciona fãs nas 600 cidades dos 40 países em que visitou. Mais de 80 milhões de pessoas já assistiram e aplaudiram nossos shows”, descreve Massone.

O circo é um verdadeiro complexo arquitetônico. A megaestrutura, semelhante a um Palácio ou Castelo, necessita de 10.000 m² de terreno para ser instalada. São 90 metros só de fachada. No lugar do antigo picadeiro, um imenso palco de 700 m², com uma estrutura gigantesca, permite apreciar nove coloridos cortinados e 12 diferentes cenários temáticos.

Tihany Spectacular tem capacidade para até 1760 pessoas sentadas em cadeiras estofadas, distribuídas em 25 fileiras espaçosas e com desnível de 25 cm entre uma e outra, dispostas em um auditório totalmente climatizado. O piso é carpetado e o local dispõe de nove acessos para entrada e saída, com rampas para PNE (Portadores de Necessidades Especiais).

O lobby-bar, criado para recepcionar o público, conta com imponentes lustres suspensos, tipo chandelier’s. O público é convidado a voltar à infância ao provar as guloseimas cuidadosamente expostas em carrinhos estilizados: pipoca, algodão doce, cachorro-quente, churros recheados com doce de leite, balas, bombons, bebidas e as deliciosas Mini–Donut’s Tihany.

Além de uma equipe fixa de mais de 140 pessoas, a companhia irá gerar em Ribeirão Preto cerca de 200 novos empregos temporários entre bilheteiros, orientadores, seguranças, carregadores etc.

História de Franz Czeisler - Tihany é o nome de uma cidade da Hungria. Foi dela que o húngaro Franz Czeisler, nascido em 1916, emprestou o nome com o qual se tornou um dos maiores e mais bem-sucedidos empresários do mundo circense. Sua história no meio artístico começou na cidade onde nasceu, Kephaz. Ele tinha 11 anos e pediu para ajudar os funcionários a cuidar dos animais de um circo em troca de ingressos para assistir aos espetáculos.

Depois, passou a acompanhar todos os artistas que iam para a cidade até o dia em que, ao assistir ao espetáculo de um mágico, o faquir calabrês chamado Blackmán, decidiu o que queria ser. Imigrou com ele para o Uruguai, onde teve suas primeiras lições. Retornou aos 18 anos e decidiu seguir carreira. Percorreu vários países, estudando profundamente a arte da magia.

De origem judia, imigrou para o Brasil com a família nos anos 50, fugindo da perseguição nazista. Virou empresário de circo por necessidade. Em 1954, inaugurou o Circo Mágico Tihany, o primeiro no mundo a não utilizar animais em suas apresentações e a colocar um palco e não um picadeiro para apresentar seu espetáculo. Primeiro viajou por todo o Brasil e, depois, pela América Latina.

O ilusionista poliglota tornou-se o Mago dos Magos e, entre tantos títulos, foi nomeado Embaixador Mundial do Circo, outorgado pela família Real de Mônaco; Doutor Honoris Causa pela Universidad Mesoamericana de Puebla, no México; e presidente do júri honorário do Internacional Circus Festival of Budapest, na Hungria.

Além do Circo Tihany, criado há 58 anos, foi Franz Czeisler quem fundou, também, a companhia “Tihany Spectacular”, um dos três espetáculos itinerantes mais famosos do mundo, que retorna a Brasil para sua quarta turnê pelo País.

“Tihany Spectacular” faz parte de uma iniciativa cultural para a revitalização do circo e formação de um novo público. O espetáculo conta com o apoio do Ministério da Cultura e patrocínio dos Correios.

SERVIÇO:

“TIHANY SPECTACULAR”

É MUITO MAIS QUE CIRCO, É UM ESPETÁCULO!

 

Local: Av. Castelo Branco (Pista Lateral) – Próximo do Estádio Comercial.

Sessões: de Terça a Quinta, às 20h

Sextas, Sábados e Feriados, às 16h e 20h

Domingos, às 11h, 15h e 19h

Preços: De R$ 30,00 (Geral) a R$ 140,00 (Camarote).

Existem outros quatro valores intermediários: Plateia-Lateral, Plateia-Plus, Preferencial-Lateral, Preferencial-Frontal.

Todos os valores têm opção de meia-entrada.

Meia-Entrada – Disponíveis para maiores de 60 anos, aposentados, professores, estudantes de qualquer idade ou grau (apresentando carteira do ano vigente) e para crianças de 1 a 12 anos, devidamente documentadas.

Gratuidade – Crianças menores de um ano, desde que fiquem no colo do responsável e PNE (Portadores de Necessidades Especiais) com acompanhante pagante.

Temos acessos e rampas para PNE.

Classificação etária: LIVRE

Venda de ingressos:

Livepass - http://www.livepass.com.br/tihany-spetacular/

Telefone Livepass: 4003-1527

Bilheteria local: de terça a sábado, das 10h até o início do último espetáculo.      Domingos, das 9h30 até o início do último espetáculo.

Formas de pagamentos:

Dinheiro, Visa Débito e Crédito, Mastercard Débito e Crédito, Amex,

Diners, Elo.

https://www.facebook.com/tihanyespetacular

Comentários
Assista ao vídeo