Cultura -

Museu da Casa Brasileira resgata a inventividade de Fábio Alvim

21 de Novembro de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A obra de um dos principais nomes do design de autor no Brasil estará em debate no Museu da Casa Brasileira. Na sexta-feira 29 de novembro, o MCB promove o seminário “A contribuição de Fábio Alvim para o Design Brasileiro”, com a participação dos especialistas Fábio Magalhães, Adélia Borges e Edy Auresnede. Um Painel Expositivo com algumas das obras de Alvim, textos e imagens estará aberto para visitação, até 25 de janeiro de 2014.

Considerado pela crítica um dos mais inventivos e inovadores designers brasileiros, o paulistano Fábio Alvim (1944-93) criou as séries de luminárias “Concha” (catalogada pelo MoMA de Nova York), “Nuvem” (premiada na Mostra de Móvel e Objeto Inusitado/MIS-SP) e “Bumerangue”, entre outras, como que convidando a poesia e a leveza a ingressar em residências e escritórios com suas invenções formais. Pesquisador incansável, Alvim criou também objetos, gravuras, desenhos e joias, tendo recebido em 1971 o Prêmio de Melhor Pesquisa em Joalheria na XI Bienal de São Paulo.

Mas foi principalmente com as luminárias – para alguns, verdadeiras esculturas de luz – que Fábio Alvim se consagrou nacional e internacionalmente. José Mindlin, um admirador de seu trabalho, escreveu no catálogo de uma de suas exposições: “As luminárias de Fábio Alvim situam-se entre o desenho industrial e a pura fantasia. São, por isso mesmo, uma estimulante manifestação de criatividade”.

Debate “A contribuição de Fábio Alvim para o design brasileiro”
Sexta-feira, 29 de novembro de 2013, 16 horas/MCB – A seguir, coquetel.
Painel Expositivo em homenagem a Fábio Alvim
Abertura na entrega do 27º. Prêmio de Design do Museu da Casa Brasileira/MCB – [Aberto para visitação até 25 de janeiro de 2014].
Curadoria: Fábio Magalhães
Subcuradoria: Manuela Alvim & Lígia Carnicelli 

Comentários
Assista ao vídeo