Notícias - Na Mídia

Revista Unesp Ciência destaca preservação da arara azul

5 de Novembro de 2013
 

 

 

 

 

 

 

 

A arara azul, uma das aves mais belas do planeta, tem no Brasil seu habitat preferencial. Suas diferentes espécies fazem ninhos no Pantanal, na Amazônia e em trechos do nordeste. Mas, infelizmente, o encanto despertado por suas penas azuladas termina sendo um estímulo contra sua sobrevivência. Só nos anos 1980, estima-se que nada menos que 10 mil aves foram retiradas de forma ilegal do Pantanal e remetidas ao exterior. Uma das espécies, a Arara-Azul-de-Glauco, não é avistada há anos, e provavelmente se extinguiu. Já a Arara-Azul-Grande, que reside na Amazônia, está ameaçada de desaparecer.

Daí a importância do projeto de conservação da Arara-Azul-Grande que está em andamento atualmente na Floresta Nacional de Carajás, no sudeste do Pará. O trabalho envolve sete pesquisadores ligados ao Instituto de Biociências do campus da Unesp em Botucatu. A iniciativa busca compreender o modo de vida da espécie, e desenvolver estratégias para a sua conservação. Unesp Ciência acompanhou o dia-a-dia dos pesquisadores em campo, que envolve aventuras como fazer rapel em árvores de 27 metros e puxar barcos com as mãos em certos trechos dos caminhos.

Mas o alcance da iniciativa promete ser maior. A Floresta Nacional de Carajás compõe, junto com outras quatro unidades de conservação, o chamado mosaico de Carajás, uma ilha de verde que ainda sobrevive em meio a uma das regiões do país mais afetadas pelo desmatamento. A sobrevivência da Arara-Azul-Grande vai exigir, necessariamente, a preservação de várias espécies vegetais, das quais ele depende para se alimentar e se reproduzir. Outra boa notícia é o fato de que a pesquisa é financiada por uma grande companhia de mineração, que atua na Floresta Nacional de Carajás, mostrando que a extração comercial pode também contribuir para iniciativas conservacionistas.

ecologia 
O anjo azul da floresta 
No sudeste do Pará, uma das regiões amazônicas mais afetadas pelo desmatamento, pesquisadores usam projeto de conservação da Arara-Azul-Grande como ponto de partida para a preservação de todo ecossistema.

segurança
Menos armas, mais vidas
Apreensão de armas na Grande São Paulo pela PM contribui para reduzir média mensal de homicídios, sugere estudo. Para pesquisadora, resultados reforçam a importância de Estados e municípios apoiarem campanha de desarmamento.

geologia
Pedras preciosas
Denúncia feita nos EUA contra radioatividade natural emanada por rochas ornamentais brasileiras leva pesquisadores a avaliar as quantidades de gás radônio liberado por elas. Estudos demonstraram que não há risco à saúde humana.

SEÇÕES

Carta ao leitor: Azul, a cor da esperança
A pesquisa sobre os hábitos da Arara-Azul-Grande, que vive no sudeste do Pará, poderá contribuir também para preservar todo o ecossistema da Floresta Nacional de Carajás, uma ilha de verde que subsiste em meio a uma das regiões mais desmatadas do país.

Perfil: John Boudler
Criador do bacharelado em percussão do Instituto de Artes e do PIAP, o músico já formou gerações de percussionistas, e ensina aos estudantes que o mais importante é abrir os ouvidos e o coração para o ato de tocar.

Como se faz: O encantador de cavalos 
Estudar comportamento e mentalidade do animal é chave para aperfeiçoar o método racional de doma, que substitui a violência e a intimidação pela criação de vínculos e o conhecimento do mundo dos humanos.

Estação de trabalho: Sebastião Taboga
Ratos, morcegos e imagens religiosas compõem o cenário na sala de estudioso de hormônios.

Quem diria: Uma dieta de verão para os frangos

Pesquisas na área de nutrição animal permitem formular alimentação sob medida para animais capaz de reduzir mortalidade causada pelo excesso de calor. 
Arte: A dramaturgia do visual 
Ênfase na visualidade e o uso de bonecos são características do trabalho teatral de Wagner Cintra.

Livros: Do Terceiro Reich ao samba carioca 
Livro destrincha diversas formas de utilização social da música, de produto da indústria cultural a elemento da identidade nacional.

Click!: Fome de jacaré
Na hora do almoço, o temível jacaretinga exibe combinação de fúria e precisão num rio da Amazônia

Ponto crítico: Rabiscos urbanos
Presente nas manifestações que estão pululando no país, o grafite pode estar perdendo sua força contestatória

Acesse a edição da revista em

http://www.unesp.br/revista

Comentários
Assista ao vídeo