Colunistas - Rodolfo Bonventti

Era Uma Vez:A TV Cultura passava para as mãos do governo e da Fundação Padre Anchieta

30 de Outubro de 2013
Nydia Licia dirigiu os primeiros teleteatros na TV Cultura

Inaugurado em setembro de 1960, o canal 2 de São Paulo pertencia a Assis Chateubriand e tinha seus estúdios instalados na sede dos Diários Associados, na Rua 7 de Abril, no centro de São Paulo.

Embora se considerasse “um verdadeiro presente de cultura para o povo”, a emissora tinha uma programação toda comercial e possuía um estúdio de apenas 30 m², onde se apresentavam Xênia Bier, Ney Gonçalves Dias e Jacinto Figueira Jr, o “Homem do Sapato Branco”, entre outros.

Em 1963, foi estabelecido um convênio entre o Governo do Estado de São Paulo e a TV Cultura, com o objetivo de produzir 10 horas semanais de programação educativa, e em 26 de setembro de 1967, o governador Roberto de Abreu Sodré criou a Fundação Padre Anchieta - Centro Paulista de Rádio e TV Educativa, uma entidade de direito privado instituída pelo governo do Estado e que adquiriu a TV Cultura em 04 de abril de 1969.

Nascia assim uma nova TV Cultura, com sede no bairro da Água Branca, e seu presidente era José Bonifácio Coutinho Nogueira. Nas primeiras semanas, a emissora tinha apenas quatro horas diárias de programação à noite, e o primeiro programa a ir para o ar no novo Canal 2 foi o “Planeta Terra” – um documentário sobre fenômenos da natureza, exibido na 2ª feira, às 19h30.

A programação se completava com um boletim meteorológico, o “A Moça do Tempo”; com as aulas do “Curso de Madureza Ginasial”, e às 21h entrava o programa “Quem Faz o Quê”, que abordava as mais diversas profissões. Para encerrar a programação havia a série “Sonatas de Beethoven” com música clássica  e “O Ator na Arena”, apresentado pelo diretor e ator Ziembinski, que trazia trechos da peça “Yerma”, de Federico Lorca.

Ziembinski participou da emissora nos primeiro meses

Alguns programas que marcaram os primeiros anos da emissora foram “Hora da Notícia”; “Jovem Urgente”, apresentado pelo psiquiatra Paulo Gaudêncio; “MPB Especial”, dirigido por Fernando Faro; a novela “Meu Pedacinho de Chão” de Benedito Ruy Barbosa; o  infantil “Vila Sésamo” e o “Teatro 2” coordenado pela atriz Nydia Licia.  

E na próxima semana: Geraldo Vietri cria sua fábrica para a TV Tupi.

 

 

Comentários
Assista ao vídeo