Cultura - Teatro

Bem Vindo, Estranho

30 de Outubro de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com patrocínio da Vivo, por meio do projeto Vivo EnCena, estreou no  dia 18 de outubro a peça Bem-Vindo, Estranho da dramaturga inglesa Angela Clerkin.

O espetáculo, situado em Londres, retrata a conturbada relação de Jaki e Elaine, mãe e filha de classe trabalhadora, interpretadas por Regina Duarte e Mariana Loureiro.

A dinâmica do espetáculo é ditada pela alternância de afeto e calor humano genuínos com a maquiavélica e implacável manipulação à qual Jaki submete a filha, uma jovem advogada.

O cotidiano das duas se complica à medida que Elaine obtém a absolvição de Joseph (Kiko Bertholini), acusado de ter assassinado a namorada e, apaixonada por ele, o traz para viver no claustrofóbico apartamento que divide com a mãe.

Momentos de drama intenso e absorvente se alternam com pitadas de leveza, humor e sensualidade.

Em paralelo, ficam claros os jogos intrínsecos às relações humanas. Até que ponto receber um estranho em casa pode abalar uma relação de confiança?

Com cenário de J.C. Serroni e inspirado na estética noir que sugere o texto, o diretor Murilo Pasta cria uma atmosfera densa de suspense e lirismo que deságua num coquetel explosivo de desejos incontroláveis cujas conseqüências são devastadoras.

Espetáculo integrante do projeto Vivo EnCena, iniciativa da Vivo para as Artes Cênicas, além da estreia em São Paulo no Teatro Vivo, seguirá circulação com oficinas e bate papos focados na aproximação do público com os artistas, em ações que vão além do espetáculo.

O Teatro Vivo está comemorando 10 anos de atividades, e Regina Duarte também foi a protagonista da primeira peça encenada no local, Coração Bazar. Os espetáculos levaram ao espaço cerca de 220 mil espectadores.

Sugestão de Sinopse para Roteiro

Jaki (Regina Duarte) e sua filha Elaine (Mariana Loureiro), vivem às turras num claustrofóbico apartamento em Londres. Com a chegada de Joseph (Kiko Bertholini), o misterioso namorado de Elaine, a atmosfera de suspense entra em erupção num conflito de desejos incontroláveis cujas conseqüências são devastadoras.

 

Sobre o Projeto Cultural Vivo EnCena

O Vivo EnCena é uma iniciativa da Vivo que estimula o intercâmbio de projetos de artes cênicas com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do país e da sociedade como um todo. O teatro é pensado além do espetáculo, sendo estabelecida uma rede de ações de formação de plateia, inclusão cultural e desenvolvimento profissional, compartilhando histórias inspiradoras, conceitos inovadores e ideias transformadoras no âmbito da cultura. O Vivo EnCena é realizado há dez anos e está presente em 20 estados de todo o país, além de realizar ações próprias e a curadoria do Teatro Vivo, situado na capital paulista.

MINHA CRÍTICA

Misturando uma linguagem de cinema e de folhetim Murilo Pasta está perfeito em sua direção precisa, envolvendo a peça do começo ao fim.
O elenco está afinado nesse linguagem cinematográfica com cenário , figurino e trilha sonora maravilhosa.
Há muito tempo não se fazia teatro como esse.
Recomendo e merecidamente essa peça veio comemorar os 10 anos de VIVO EM CENA.....
VIVA BEM-VINDO ESTRANHO!!!!!!

Comentários
Assista ao vídeo