Cultura - Educação

Monteiro Lobato leva Turma do Sítio ao tempo dos imperadores romanos

17 de Outubro de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ficha técnica
Título: No tempo de Nero
Autor: Monteiro Lobato
Ilustradora: Simone Matias
Gênero: infantil
Páginas: 32
Formato: 17,5 x 23 cm 
Indicação: a partir de 8 anos
Preço: R$ 32
ISBN: 978-85-250-5504-0
Indicação de faixa etária: a partir de 7 anos
Editora: Globinho Em 1947, Monteiro Lobato retornou ao Brasil depois de ter morado durante um ano na Argentina, país no qual seus livros infantis alcançaram grandes tiragens. Neste período, a Editorial Codex, de Buenos Aires, pediu ao escritor novas histórias com os personagens do Sítio do Picapau Amarelo. Das vinte obras idealizadas, seis foram publicadas e lançadas na Argentina e no Brasil.
Mais tarde, quando organizou suas Obras Completas, o autor deixou de fora algumas das narrativas encomendadas pelo editor argentino. No tempo de Nero é uma dessas preciosidades que ficou 66 anos escondida. Agora, com a nova edição lançada pelo selo Globinho, os leitores têm acesso a uma história praticamente inédita, daquelas que soltam as amarras da fantasia.
Na aventura, os personagens do Sítio do Picapau Amarelo querem conhecer a Roma Antiga. Dona Benta concorda com a viagem com a condição de visitarem o período governado por Marco Aurélio, que, segundo ela, era um homem nobre e sábio. Mas Emília, que achava os imperadores estourados muito mais interessantes, dá um jeito de levar todo mundo para o tempo do terrível Nero.
Mal chegam a Roma, eles são presos por terem "cara de cristãos" e, graças a uma conversa divertidíssima entre Tia Nastácia e os soldados romanos, são condenados pelo pior crime da época. Enquanto o grupo é obrigado a enfrentar uma fera em plena arena do Coliseu, Emília trata de inventar um plano para tirar todo mundo daquela encrenca.
O livro traz belíssimas ilustrações de Simone Matias que enriquecem a história com cores vibrantes, humor e elegância.
O autor
José Bento Monteiro Lobato nasceu em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882. Formou-se em Direito na Faculdade do Largo São Francisco, mas abandonou a profissão. Foi escritor, jornalista, tradutor, editor e empresário. Além disso, fundou sua própria editora. Publicou dezenas de livros para adultos e crianças. Em 1920, lançou seu primeiro livro infantil, A menina do narizinho arrebitado, que alcançou imenso sucesso. A partir daí, começaram a nascer as histórias do Sítio do Picapau Amarelo. Lobato criou aventuras com figuras bem brasileiras, recuperando costumes da roça e lendas do folclore nacional. Muitas vezes, usava também elementos da literatura universal, da mitologia grega, dos quadrinhos e do cinema. Escreveu ainda livros que falam de história, geografia e matemática, tornando -se pioneiro na literatura paradidática - aquela em que se aprende brincando. Lobato faleceu em São Paulo, em 4 de julho de 1948. É considerado o pai da literatura infantil no Brasil.

A ilustradora
Simone Matias nasceu em 1975, na cidade de Santos, São Paulo. Descobriu a ilustração infantil durante um intercâmbio nos Estados Unidos, logo depois de terminar o curso de Jornalismo. Decidiu estudar desenho em Nova Iorque e, depois, fez um curso de ilustração na Itália. Em 2006, ilustrou seu primeiro livro e, desde então, não parou mais. Já conta mais de trinta trabalhos, de diferentes autores. Atualmente, ela também dá aulas de desenho artístico, pintura e ilustração na Escola Oficina, em Santos.

Comentários
Assista ao vídeo