Colunistas - Rodolfo Bonventti

Era Uma Vez:Para combater Irmãos Coragem, a Tupi colocava Ana Rosa como freira e cigana

16 de Outubro de 2013
A Selvagem - Ana Rosa sendo dirigida por Geraldo Vietri

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O sucesso de “Irmãos Coragem” na TV Globo derrubou os índices do horário das 20h na TV Tupi, tradicional para as grandes novelas da emissora paulista. E a estratégia foi encurtar “Toninho on the Rocks” que não ia bem e proporcionar o primeiro remake da nossa teledramaturgia, trazendo de volta a história de “Alma Cigana”, que havia sido adaptada por Ivani Ribeiro em 1964, e que na verdade foi a primeira novela diária da TV Tupi, justamente no horário das 20h.

A nova versão ganhou uma adaptação de Geraldo Vietri com a colaboração do também ator Gian Carlo, já que Ivani estava às voltas com o sucesso de “O Meu Pé de Laranja Lima”, recebeu o título de “A Selvagem” e teve um investimento maior da emissora, com mais capítulos e uma produção e  personagens melhores elaborados, estreando em 4 de janeiro de 1971.

E já que na novela de Janete Clair na Globo a atriz Glória Menezes encantava os telespectadores vivendo três personagens (Lara, Diana e Márcia), na TV Tupi foi a vez da atriz Ana Rosa criar as irmãs gêmeas de personalidades e atividades tão distintas: a freira Estela e a cigana Esmeralda.

A Selvagem - Ana Rosa como a cigana Esmeralda

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foi justamente a brilhante interpretação de Ana Rosa, principalmente como a cigana Esmeralda, que conquistou os telespectadores e fez com que a novela “A Selvagem” recuperasse parte do terreno perdido pela TV Tupi, no horário das 20h, para a novela da Globo.

Apenas Ana Rosa fez parte das duas versões e o seu galã, que na primeira versão havia sido Amilton Fernandes, desta feita era interpretado por Henrique Martins, em evidencia na emissora depois de viver o galã de “A Gordinha” ao lado de Nicette Bruno.

Mas a trama que se revezava entre dois cenários: o convento onde estava a freira Estela e o acampamento do grupo cigano em que vivia Esmeralda, trazia também no elenco bons atores como Jayme Barcellos, Castro Gonzaga, Suely Franco, Isabel Ribeiro, Silvana Lopes, Chico Martins, Nery Vitor, Dirce Migliaccio, Carlos Koppa, Felipe Levy e Judith Brito.

A Selvagem - Ana Rosa como a freira Estela

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E na próxima semana: o sábado à tarde era de Bolinha na década de 60.

 

 

 

Comentários
Assista ao vídeo