Colunistas - Rodolfo Bonventti

Era Uma Vez:O sucesso no rádio levou Enzo de Almeida Passos para a TV Excelsior

9 de Outubro de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Enzo de Almeida Passos foi um dos nomes mais importantes do rádio brasileiro nos anos 1950, e criou na Rádio Bandeirantes um programa, “Telefone Pedido Bis” que se transformou em um dos maiores sucessos .de audiência que o nosso rádio já viu.

Mas Enzo não era apenas  um bom radialista e também um compositor de mão cheia, e com Adelino Moreira compôs “Negue”, um samba que foi gravado e regravado pelos mais importantes nomes da nossa música como Nelson Gonçalves, Cauby Peixoto, Angela Maria e Maria Bethania.

Ainda no rádio, na década de 1960, ele também apresentou o programa “Festival do Brotos”, outro grande sucesso em que ele recebia os principais nomes da Jovem Guarda e do rock nacional da época.

Tanto prestígio no rádio o fez desembarcar na televisão na década de 1960 e, através da TV Excelsior, ele levou para o ar, por vários anos, o “Programa Enzo de Almeida Passos“  que era apresentado nas tardes da emissora no horário das 13h30, diariamente,  logo após o noticioso “Jornal da Cidade”.

Enquanto ia compondo outras canções que foram imortalizadas por cantores da nossa música popular, Enzo de Almeida Passos investia também na televisão e levou para a TV Bandeirantes, em 1969,o programa “Telefone Pedindo Bis”, o sucesso que havia criado no rádio anos antes. Esse programa foi um dos primeiros a trabalhar com a interatividade dos telespectadores que é que indicavam as músicas e os artistas que deveriam cantar novamente.  

Enzo também criou o programa “A Grande Parada Enzo de Almeida Passos” que alavancou as carreiras de cantores como Sérgio Reis, Belchior, Maria Creusa, Waldick Soriano e Luiz Ayrão, entre outros, na década de 1970.

Ele foi um dos nomes mais importantes do rádio e da televisão nas décadas de 1960 e 1970, mas é pouco lembrado hoje quando se fala da história desses meios de comunicação. Hoje, ele é apenas um nome de rua na cidade de Atibaia, no interior de São Paulo, infelizmente..

E na próxima semana:  Ana Rosa vive irmãs gêmeas para salvar a audiência.

 

 

Comentários
Assista ao vídeo