Viver - Saúde

Campanha do Dia Mundial do AVC chega a sua quarta edição; Haverá ações de conscientização pelo país

3 de Outubro de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A cada ano, cerca de seis milhões de pessoas morrem de acidente vascular cerebral (AVC). No Brasil, essa é a primeira causa de morte e incapacidade. Para tentar reverter esse quadro, no dia 29 de outubro, a Campanha do Dia Mundial do AVC realizará ações de conscientização sobre a doença em todo o país. Idealizada pela ONG Rede Brasil AVC, Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares (SBDCV) e Academia Brasileira de Neurologia (ABN), a iniciativa chega a sua quarta edição com o slogan "AVC...eu me importo”.

Premiada em 2011, ano seguinte ao seu lançamento, como a melhor campanha sobre o tema no Congresso Mundial de AVC, para esta edição o projeto lançará o "The Global Stroke Bill of Rights", um documento internacional de Direitos dos pacientes desenvolvido por associações de AVC de diversos países.

“De acordo com estudos, uma a cada seis pessoas no mundo terá um AVC durante a sua vida, mas isso pode ser prevenido através da informação. Com a campanha queremos orientar sobre o que o que é, como agir frente a um AVC, tratamento e fatores de risco.”, explica o Dr. Rubens José Gagliardi, vice-presidente da ABN.

Segundo o Dr. Ayrton Massaro, membro titular da ABN, além de informar, nesta edição, a campanha tem como finalidade levantar a discussão sobre o tratamento oferecido no Brasil. “Do esforço coletivo da neurologia nacional, conseguimos que a doença ganhasse uma maior visibilidade. Temos muito a fazer, mas já podemos perceber o quanto conquistamos. Hoje a doença é reconhecida e denominada corretamente pelo público e imprensa, contudo, há ainda necessidade de que esses pacientes sejam atendidos mais precocemente nos serviços de emergência. Desta forma precisamos oferecer acesso rápido ao tratamento e às medidas de prevenção”.

Foram escolhidos locais de grande circulação de pessoas para panfletagem e divulgação do “Símbolo do AVC”, criado em 2012, por meio da distribuição de pulseiras e camisetas. A agenda de eventos será divulgada no Site oficial: www.redebrasilavc.org.br.
A campanha também tem uma página no Facebook para que pacientes, familiares, amigos, cuidadores e profissionais de saúde possam compartilhar conhecimentos sobre o AVC. Conheça: https://www.facebook.com/CampanhaAVC

Comentários
Assista ao vídeo