Business -

Índice Global de Pagamentos Mobile da Adyen mostra crescimento de 27% em transações móveis

3 de Outubro de 2013

Adyen (http://www.adyen.com/), empresa global de pagamentos, anuncia o resultado de seu mais recente Índice Global de Pagamentos Mobile, que mostrou que transações de pagamentos móveis em sua plataforma entre maio e agosto de 2013 cresceram 27% em todo o mundo, saltando de 13,8% do total de transações até o fim de abril para 17,5% em agosto. O Índice analisou todas as transações móveis realizadas através da plataforma da Adyen por milhares de comerciantes em todo o mundo, incluindo Vodafone, Mango, SoundCloud, KLM e PopCap Games.

Smartphones são preferidos para compras móveis


O Índice revelou que a porcentagem global de compras realizadas por meio de celulares e tablets subiu durante esse período (smartphones, de 6,5% para 9,2%; tablets, de 7,4% para 8,3%). No entanto, ao contrário da última versão do Índice, a parcela de tablets usados para compras online caiu de 53,2% para 47,4% durante o período - o menor percentual desde maio de 2012. Enquanto isso, o uso de smartphones cresceu de 46,8% para 52,6% – o maior percentual desde maio de 2012. Uma possível explicação para essa reversão é uma mudança no comportamento do consumidor durante a temporada de férias de verão no hemisfério norte, quando smartphones – aparelhos muito mais fáceis de transportar - são mais convenientes para compras móveis, efetuadas em trânsito, do que os tablets.

O Índice Global de Pagamentos Mobile da Adyen monitora as compras reais processadas em suas plataformas e, dessa maneira, pode também fornecer uma visão da marca para da geração de receita de conteúdos móveis. Dispositivos com sistema iOS (iPhone e iPad) somaram quase 75% de todas as transações mobile na plataforma da Adyen (o que equivale a 13,1% de todas as transações, em comparação com 11% no fim de abril) e aparelhos com sistema Android foram responsáveis por quase 25% do fluxo mobile (4,3% de todas as transações, em abril eram 3,1%). Windows Mobile capturou 0,6% de todas as transações em dispositivos móveis do BlackBerry, que ficou com 0,3% (0,1% da soma de todas as transações). Nos últimos três meses, Windows Mobile cresceu rapidamente, com compras feitas na plataforma caindo 20%.

Futuro impacto da aquisição da Nokia pela Microsoft
Com a compra da Nokia pela Microsoft, a marca agora é a mais importante plataforma de geração de receitas para Windows Mobile. O hardware da Nokia representa cerca de 80% de todos os dispositivos Windows Mobile, o que significa que, agora, a Microsoft vai capturar renda de futuras vendas de aparelhos. A aquisição também permitirá que a Microsoft monetize ainda mais a Apps & Games Store do Windows Phone.

Pela perspectiva de pagamentos, o hardware da Nokia lidera o número de compras feitas via Windows Mobile (81%), com HTC (13%), Samsung (4%), LG e outras (2%) seguindo de longe. A parcela da Nokia nas transações de pagamentos via Windows Mobile apresentará uma ligeira queda quando a Microsoft eliminar os outros sistemas operacionais suportados pela Nokia. Atualmente, 77% das compras mobile em dispositivos Nokia são feitas via Windows Mobile. O restante é dividido entre Symbian (15%), Nokia Proprietary (6%) e MeeGo (2%).

Mudança geográfica
Com sua grande concentração de usuários de dispositivos móveis, a Europa continua a liderar o mundo de pagamentos mobile, com quase 18,2% de todas as transações efetuadas por esse canal (em comparação com 15,4% em abril). No entanto, a parcela de pagamentos via mobile na América do Norte cresceu 49%, passando de 11,2% de todos os pagamentos para 16,6%. Transações móveis na Ásia declinaram de 12,4% para 11,4%. O Índice começou a monitorar as operações também na América do Sul, que registrou 4,2% de todas as transações via dispositivos móveis.

O uso de tablets no m-commerce continua a crescer constantemente e ultrapassou o uso de smartphones na Ásia e América do Sul. Na Europa, o uso de tablets quase alcançou os smartphones, representando uma parcela de 8,4% do total de transações (celulares inteligentes registraram 9,7%). Na América do Norte, os smartphones ainda são o principal dispositivo para transações mobile, com 10,8% do total de transações via celular e 5,8% via tablets. Na Ásia, o uso de tablets eclipsou os smartphones – 6,3% e 5,1%, respectivamente. Na América do Sul, no entanto, a quantidade de transações via tablet (2,8%) é duas vezes maior que a de smartphones (1,4%).

Parcela de mercado móvel por setor 
Dados da Adyen revelaram a penetração da mobilidade em vários setores que são tradicionalmente dominados por transações no ponto de venda ou online. Os valores entre parênteses representam o crescimento do setor desde o último Índice de Pagamentos Móveis.

• Viagens (+20,5%): Compras via dispositivos móveis passaram de 20% para 24,1% em transações relacionadas a viagens, com smartphones superando os tablets por 13,27% a 10,9%, respectivamente. A Adyen percebeu que o turismo ainda tem o maior percentual de transações mobile entre todos os setores. Por isso rapidamente abraçou os aplicativos e serviços por esses canais para permitir que consumidores façam transações em trânsito.

• Varejo (+16.75%): Consumidores utilizaram seus dispositivos móveis para quase 17,5% de todas as compras no varejo nesse período. No último Índice, a parcela era de 15%. Anteriormente, o uso de tablets para compras no varejo eram quase o dobro das feitas via smartphones (11,63% e 5,85%, respectivamente), indicando uma clara preferência pela tela maior e mais amigável para compras em dispositivos móveis.

• Serviços de ingressos (+22%): Compra móveis de ingressos para shows, cinema, esportes e peças de teatro representam 18,3% de todas as aquisições de bilhetes, em comparação com 15% em abril. O uso de smartphones para venda de ingressos via mobile foi quase duas vezes maior que o de tablets (12,1% versus 6,2%), demonstrando uma grande preferência dos consumidores por pagar no ato de entrada do evento, evitar filas e receber seu tíquete eletrônico diretamente em seu telefone.

• Bens digitais (+10.3%): Compras de conteúdos digitais mobile, como livros, filmes, música, software e serviços, cresceu de 15% para 16,5%. A parcela de compras via smartphone nessa categoria cresceu significativamente – mais de 25% neste período – (partindo de 10,9%) - , enquanto o uso de tablets caiu mais de 19,5% (partindo de 5,6%). A Adyen atribui isso ao aumento de vendas de smartphones com telas grandes, que estão sendo usados cada vez mais para assistir a filmes, ler livros, etc. Os celulares inteligentes também são mais convenientes que os tablets para fazer download e ouvir músicas em trânsito. Além disso, muitos tablets só se conectam à internet via wi-fi, o que não habilita compras de bens digitais em trânsito.

• Games (-5.5%): De todos os setores cobertos, só os games registraram uma queda geral em vendas móveis, de 9% para 8,5%. No entanto, os smartphones continuam a ser a plataforma preferida, representando 6,7% de todas as transações de games.

“O mobile commerce continua seu crescimento significativo, com 27% de aumento nas transações nos últimos quatro meses, e aumento de dois dígitos entre todos os setores”, explica Roelant Prins, CCO da Adyen. “Como nossa amostra de dados cresce em tamanho e em escopo, padrões claros de compras via mobile estão emergindo – assim como o aumento da importância de tablets para varejistas e de pagamentos via smartphones para a indústria de ingressos. Equipados com esses dados, comerciantes podem adequar suas estratégias de vendas para aumentar sua conversão mobile”.

Sobre o Índice
O Índice Global de Pagamentos Mobile da Adyen é publicado trimestralmente e é baseado nos dados globais de pagamento da Adyen. Esse Índice foi criado para acompanhar a rápida evolução dos pagamentos via mobile e traz insights sobre tendências para este método de pagamento para diferentes regiões e setores de mercado. A Adyen processa pagamentos para uma ampla gama de clientes que operam, principalmente, em escala internacional. Em 2012, a Adyen processou mais de US$ 10 bilhões em transações de pagamentos online, mobile e em ponto de venda em todo o mundo.

Sobre a Adyen
A Adyen é uma fornecedora global líder em soluções de pagamento para comércio eletrônico de médios e grandes varejistas on-line. A solução inovadora de pagamento da Adyen, construída durante vários anos de experiência na indústria, possibilita aos varejistas aumentar significativamente suas taxas de conversão ao otimizar os processos de pagamento on-line. Esta solução “one-stop” pode ser facilmente integrada com o e-commerce de seus clientes, podendo ser implementada em curto tempo para conectar empresas a clientes de todo mundo através de uma grande variedade de métodos de pagamento. Para saber mais acesse www.adyen.com.
Twitter: http://twitter.com/AdyenPayments
LinkedIn: http://www.linkedin.com /company/adyen

Comentários
Assista ao vídeo