Notícias - Televisão

Raí fala sobre política esportiva no Cartão Verde desta terça-feira

1 de Outubro de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A política esportiva entra em campo no Cartão Verde desta terça-feira (1/10), com a presença de Raí, ex-jogador de futebol e atual diretor da associação Atletas pelo Brasil. A atração, que vai ao ar pela TV Cultura a partir das 22h, ao vivo, também repercute os resultados dos jogos do final de semana e comenta as próximas rodadas do Campeonato Brasileiro.

Criada em 2006, a Atletas pelo Brasil reúne atletas de diversas modalidades, em atividade ou não, e busca garantir um legado efetivo deixado pelos grandes eventos esportivos que o País receberá. O foco é em uma reestruturação da política esportiva nacional, buscando transparência nas gestões e uma democratização do esporte, importante ferramenta social e educacional.

A maior vitória da ONG veio no último dia 18, com a aprovação no Senado da Medida Provisória 620, que altera a Lei Pelé, restringindo o número de reeleições dos dirigentes de entidades esportivas que recebem recursos públicos ou que usufruem de incentivos fiscais. De acordo com o texto, de autoria do deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS) em conjunto com representantes da Atletas, os dirigentes dessas entidades passam a ter direito a apenas uma reeleição.

Os mandatos vinham se prolongando por décadas, caso, por exemplo, de Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) desde 1995, e de Ricardo Teixeira, cartola que esteve à frente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) por 23 anos, afastado do cargo em 2012, quando pediu demissão após receber várias denúncias de corrupção e enriquecimento ilícito.

A emenda também garante a participação de atletas no âmbito de órgãos e conselhos técnicos e transparência na gestão, inclusive quanto a dados financeiros, contratos e patrocínios. Agora a emenda deve ter aprovação da presidente Dilma Rousseff.

Além da Atletas pelo Brasil, o movimento Bom Senso F.C., que divulgou no último dia 24 um manifesto solicitando uma reunião com a CBF para discutir o calendário do futebol brasileiro, também deve entrar na pauta do programa. O movimento envolve 75 jogadores e técnicos de futebol encabeçados por Alex, do Coritiba, Elias, do Flamengo, Jefferson, do Botafogo, Juninho, do Vasco, Paulo André, do Corinthians, e Rogério Ceni, do São Paulo.

Cartão Verde, que conta com a apresentação de Vladir Lemos e comentários de Celso Unzelte, Roberto Rivellino e Vitor Birner, é transmitido todas as terças-feiras, das 22h às 23h, na TV Cultura, e está no ar desde 1993.

 
Comentários
Assista ao vídeo