Notícias -

Extraordinária Benção “Urbi et Orbi”a Indulgência Plenária

28 de Março de 2020

Por Sheila Domingues e Valeria Calente

O Papa presidiu celebração extraordinária ontem, 27/03 às 18:00 horas na Itália, 14:00 horas no Brasil, na Basílica de São Pedro, com a praça vazia, pedindo pelo fim da pandemia e concedendo “extraordinária bênção” eucarística, com a remissão de todos os pecados.

Mas o que significa a bênção “Urbi et Orbi”?

“Urbi et Orbi” é uma frase em latim cuja tradução literária é “Para a cidade e para o mundo”, onde “para a cidade” significa Roma. Este termo indica a bênção solene concedida pelo Papa aos fiéis de Roma e do mundo todo.

E o que é indulgência plenária?

É a remissão e, portanto, o cancelamento, no todo ou em parte, do castigo temporal devido aos pecados já confessados ​​e perdoados sacramentalmente. A indulgência plenária, portanto, cancela não apenas o pecado, mas também o castigo temporal que deve ser servido na Terra com orações, penitências ou obras de caridade ou no Purgatório.

Em virtude da situação atual de condições particulares que não prevê a presença física nas celebrações, Papa Francisco concede indulgência plenária a pacientes com coronavírus, profissionais de saúde, familiares e àqueles que de maneiras diferentes cuidam dos doentes.

Em particular, é concedido aos fiéis submetidos à quarentena por ordem da autoridade de saúde nos hospitais ou em suas próprias casas se espiritualmente afastados de qualquer pecado, se unirem “espiritualmente através dos meios de comunicação à celebração da Santa Missa ou a Divina Liturgia, a recitação do Santo Rosário ou o Hino Akàthistos à Mãe de Deus, a prática piedosa da Via Crucis ou o Ofício dos Paraklisis à Mãe de Deus ou a outras orações das respectivas tradições orientais, a outras formas de devoção ou se pelo menos recitarem o Credo, o Pai Nosso e uma piedosa invocação à Bem-aventurada Virgem Maria, oferecendo esta prova em espírito de fé em Deus e de caridade para com os irmãos, com a vontade de cumprir as condições usuais(confissão sacramental, comunhão e oração eucarística de acordo com as intenções do Santo Padre o mais rápido possível.

Visto em mundo visão com uma Roma vazia o Papa começou dizendo o quanto era difícil ver uma Roma vazia com um silêncio que faz quase medo, mas o que devemos temer se cremos no nosso Senhor? Palavras que fizeram refletir o quão importante é o momento de comunhão e oração.

O Papa também teve um pensamento de grande carinho e compaixão pedindo que nas nossas orações não fossem esquecidos os profissionais da área da saúde que nesse momento estão trabalhando sem parar para curar e salvar todo os doentes.

Um momento muito tocante em um momento tão incerto para a Itália quanto para o mundo.

O Crucifixo Milagroso da Igreja de San Marcelo del Corso foi transportado à Basilíca de São Pedro.

Em 1522, no auge da peste que atingiu violentamente a cidade de Roma, a imagem de Nosso Senhor Jesus Cristo foi levada em procissão que durou 15 dias. Quando a imagem regressou a seu local de origem, a peste havia cessado por completo.

O Papa Francisco em sua homilia falou sobre a importância de mantermos a fé e a solidariedade nesse momento de turbulência.

Comentários
Assista ao vídeo