Notícias -

A demanda por peritos grafotécnicos no Brasil e os desafios do combate a fraudes e falsificações

9 de Dezembro de 2019

O dinamismo das relações sociais no mundo moderno é gigante. A sensação de que tudo muda de forma rápida é cada vez mais presente, dando a impressão de que tudo acontece ao mesmo tempo – seja na vida pessoal, na Internet, nas notícias do mundo e no campo profissional. A todo momento, uma série processos ocorrem em paralelo e parece ser impossível dar conta de tudo.

Nesse contexto frenético, uma série de processos jurídicos ocorrem, e dentro deles há sempre quem tente se aproveitar das falhas e nuances do sistema para conseguir algo em benefício próprio - burlando a lei para tanto. Em 2017, segundo o “Relatório Global de Fraude e Riscos” da Kroll, a incidência de fraudes no meio empresarial cresceu para 82% em relação à pesquisa anterior (2013), que apontava para a marca de 70%. 

No Brasil, a partir de um levantamento feito em todo o país pelo Indicador Serasa Experian, uma tentativa de fraude ocorre a cada 16 segundos. Só em 2017, foram 1,9 milhões de tentativas – um aumento de 8,2% em relação ao ano anterior (2016). Segunda a pesquisa, o setor de telefonia é o preferido dos golpistas, correspondendo a 36,5% dos casos.

Para tentar minimizar os danos causados pelos falsários e acabar com as tentativas de fraudes, empresas como a Nero Perícias investem em tecnologia e capacitação profissional para formar peritos com as habilidades e conhecimentos necessários para atuar no combate a essa prática.

A Nero foi fundada em 2014 e oferece serviços de perícia grafotécnica, avaliação documental e avaliação de imóveis. Com escritório em São Paulo e sede em São José do Rio Preto, sua equipe conta com profissionais inscritos junto ao CONPEJ (Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da República Federativa do Brasil) e a empresa emite seus laudos periciais elaborados de acordo com as normas da ABNT.

"A grafoscopia é capaz de identificar se uma assinatura foi feita a partir de um punho ou outro, descobrindo assim o seu verdadeiro autor”, explica Evandro Correia Silva, sócio fundador da Nero. “O perito grafotécnico analisa elementos genéticos deixados no lançamento caligráfico e estes elementos são praticamente impossíveis de serem copiados por um fraudador”, complementa Evandro.

Ainda segundo Evandro, o mercado possui uma grande demanda para os profissionais da área - que podem atuar dentro dos Tribunais Judiciários e no campo particular, sempre como autônomos. Atuando para um juiz, os peritos grafotécnicos são convocados para trabalhar em casos a partir de um sistema de rodízio, assim como podem atuar em processos sendo contratos por uma das partes, como assistentes técnicos. A demanda também atingem outros setores, que precisam de auxílio profissional em suas ações.

"O ambiente corporativo e o mercado imobiliário são setores em que um documento assinado pode valer muito dinheiro. Por esse motivo, comprovar a legitimidade ou a falsidade desses elementos é sempre fundamental para quem está envolvido com algum desses segmentos", concluí Evandro. 

Visando suprir esta falta de profissionais no mercado, a Nero oferece um curso de Formação de Perito Grafotécnico. O curso é totalmente online, possui 22 horas de duração e tem um preço bastante acessível, tendo o objetivo de profissionalizar aqueles que têm interesse em seguir na área, que sempre precisa de profissionais competentes e engajados. Para atuar na área, não é necessária nenhuma formação pré-existente ou pré-requisito. 

Para saber mais sobre os serviços da Nero Perícias, e conhecer o que é necessário para atuar como Perito, basta acessar o site da empresa em http://www.neropericias.com.br ou ligar para (11) 2829-8767.

Comentários
Assista ao vídeo