Cultura - Educação

Projetos de TCC dos alunos da Etec José Martimiano da Silva: designer e criação de tijolos

4 de Dezembro de 2019

Projetos de TCC dos alunos da Etec José Martimiano da Silva vão desde Designer para portadores de deficiências até a criação de tijolos feitos a partir de grama.

Hoje, a partir das 9h, acontece na Etec José Martimiano da Silva, a feira de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) dos alunos do Ensino Médio e do Técnico.

Entre os trabalhos que serão apresentados, teremos a criação de projetos inovadores que envolvem desde a criação de uma Mini CNC até a otimização da energia solar faz parte dos Trabalhos de Conclusão de Cursos dos alunos da Etec José Martimiano da Silva.

Segundo a professora orientadora dos cursos de Mecatrônica e Eletrotécnica Tatiane Barbosa Tavares, foram realizados os projetos de uma mini CNC, um estudo sobre eficiência energética residencial e uma maquete que visa por meio de um aplicativo de localização verificar qual melhor utilização de placas fotovoltaicas residenciais. 

De acordo com os desenvolvedores dos projetos, a população poderá utilizar esses estudos para otimizar as energias solares e de iluminação por meio de lâmpadas de forma mais segura e econômica.

Durante a apresentação, as pessoas poderão ver tudo acontecendo com uma simulação perfeita de como seria o funcionamento na prática. “Os visitantes ficarão impressionados com a dimensão do trabalho dos alunos”, explicou a professora.

Reciclagem

Os alunos do curso técnico em administração realizarão amanhã dentro da Feira de TCC, o projeto “Ideias e Empreendedorismo”.

Foram criados vários projetos de inovação e tecnologia reutilizando materiais. Os produtos poderão ser comercializados pelos futuros técnicos em administração.

Ensino Técnico Integrado

Os alunos do ETIm (Ensino Técnico Integrado ao Médio) também realizaram diversos projetos. Nos cursos de Design e Edificações, dois trabalhos chamam a atenção pela inovação: dormitório para crianças portadoras de autismo e a criação de um tijolo ecológico feito de grama.

Outros dois trabalhos de pesquisa também chamam a atenção. Uma réplica da pintura mural da Catedral de Ribeirão Preto por meio da técnica do A Seco que consiste na realização da pintura em argamassa seca e a intervenção no Hospital Santa Casa de Ribeirão Preto a fim de humanizar a ala infantil.

Todas as etapas do processo da réplica da Catedral foram desenvolvidas pelos alunos sob supervisão do professor Marcelo Gaetani em conjunto com a Restauradora Joseli Taioque, responsável pela restauração da Biblioteca Altino Arantes.

Serviço

Data: 04/12

Horário: A partir das 9hs (Etim) e das 14Hs (Cursos Técnicos)

Onde: Etec José Martimiano da Silva (Rua Tamandaré 520, Campos Elísios)

Entrada gratuita

Comentários
Assista ao vídeo