Colunistas - Rodolfo Bonventti

Era Uma Vez: Wilton Franco criava, na Excelsior, um programa para as crianças brilharem

18 de Setembro de 2013
Essa Gente Inocente na TV Excelsior

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Programação infantil não foi um dos pontos fortes da TV Excelsior, o canal 9 de São Paulo, mas foi nessa emissora que o diretor Wilton Franco (1930-2012) criou, em 1965, o programa “Essa Gente Inocente”, uma inovação em termos de televisão, até então, onde as crianças eram as donas absolutas do que ia ao ar.

O foco do programa era mostrar crianças talentosas que dançavam, cantavam, sapateavam ou se apresentavam em números circenses. A apresentação dos programas, no primeiro ano na TV Excelsior, foi de Rogério Césio, mas ele era apenas um mestre de cerimônias, porque quem conduzia verdadeiramente a atração eram as crianças convidadas.

Foi nesse programa que se destacaram a hoje premiada atriz Elizangela, o cantor Antonio Pádua e Ferrugem, entre outros que não seguiram a carreira artística, mas que faziam um grande sucesso junto ao público.

Elizangela começou a carreira no Essa Gente Inocente

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As crianças chegavam a participar de esquetes de humor preparados por Wilton Franco e mostravam ter muito talento. O horário, todos os domingos às 16h, garantia uma audiência alta e colocava toda a família de frente para os televisores, torcendo pela performace de todas as crianças.

Ainda na Excelsior, o programa chegou a ser apresentado por Renato Aragão e por Dedé Santana. Com o triste fim do canal 9, o programa foi em 1970 para a TV Record, também sob a direção de Wilton Franco, e por lá ficou até 1977. No Canal 7, “Essa Gente Inocente” foi durante muito tempo apresentado pelo comediante Lúcio Mauro.

O sucesso do programa o levou a representar o Brasil no Festival de TV de Monte Carlo, onde ganhou, em 1973, o prêmio de melhor programa infanto-juvenil do ano.

Wilton Franco foi o criador de Essa Gente Inocente

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E na próxima semana: Um pé de laranja lima faz sucesso na TV.

Comentários
Assista ao vídeo