Colaboradores - Lica Gimenes

Como dar feedback negativo?

2 de Dezembro de 2019

O que é feedback negativo? Chamar atenção de alguém? Dar uma bronca por um comportamento não adequado? 

Feedback tem que ser um fato cotidiano, algo com que o líder esteja acostumado. É um retorno sobre algo que aconteceu e precisa ser feito com frequência sem a necessidade de formalidade e stress. Muitas empresas marcam data para dar feedback ou até mesmo organizam uma reunião para isso. Esse é o dia mais terrível na vida de quem vai receber essa avaliação, não acha?

Exemplo prático

Você delegou uma atividade para alguém e essa pessoa realizou a tarefa, mas o comportamento dela ou a forma que entregou o resultado foi inadequado. Você se sentiu desconfortável, constrangido ou que as atitudes não saíram como você esperava. O que fazer?

Chame a pessoa na sequência da ação e diga que na situação recém ocorrida algo te deixou desconfortável. Explique que a atitude da pessoa em questão não foi adequada, que não esperava isso dela e que você espera que essa situação não se repita. Pergunte se algo não ficou claro, se o erro decorreu de alguma dúvida e diga o que você esperava que a pessoa tivesse feito.

Uma reflexão importante

Você que está lendo esse texto agora, procure lembrar o que te levou a chegar onde está, procure se lembrar de grandes aprendizados da sua vida pessoal e profissional, ou seja, lembre-se de algo que te fez aprender, uma lição importante na vida.

Qual foi o contexto? Você aprendeu pelo conforto ou pelo desconforto? Foi quando a vida te pressionou a agir diferente ou quando você estava tranquilo no sofá da sua casa?

Se foram os feedbacks assertivos da vida que fizeram você mudar, crescer e se desempenhar de uma forma melhor, o mesmo ocorre com o outro.


A questão aqui é prática, você não deve considerar uma intervenção, como um "feedback negativo", é apenas uma avaliação de algum comportamento que não estava adequado ou alguma entrega diferente da expectativa.

O segredo está não apenas em dar feedbacks em momentos de erros, mas também em momentos de acertos. Aprenda a elogiar. Sim, elogie. Elogie se a pessoa superou suas expectativas e se fez algo da maneira correta.

Amanda Gomes, especialista em análise comportamental e cofundadora da ELAS, primeira escola de liderança feminina do Brasil.   

 

Comentários
Assista ao vídeo