Notícias -

Violência contra a mulher aumentou 1.900% em oito anos em Minas

28 de Novembro de 2019

Um levantamento divulgado nesta semana pelo Instituto Igarapé, que atua em questões relacionadas à segurança pública, revelou que, entre 2009 e 2017, Minas Gerais viveu uma epidemia de casos de violência contra a mulher.

Segundo a pesquisa, o número de vítimas que procuraram o sistema público de saúde cresceu cerca de 1.900%. A investigação mostrou que, em oito anos, os registros de agressão à mulher subiram de 2.020 para 40.046.

Segundo a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), entre janeiro e outubro deste ano, foram 121.977 casos de violência doméstica e familiar, cerca de 401 ocorrências por dia.

De acordo com a advogada e co-fundadora de um projeto que conecta advogados a mulheres em situação de vulnerabilidade, Aline Costa, o aumento de registros deu mais coragem para as vítimas.

—  Hoje, pela facilidade do acesso à informação e de uma maior conscientização, as mulheres não estão aceitando a violência. Pelas políticas públicas eficazes de apoio às vítimas, essas mulheres estão se sentindo um pouco mais seguras em denunciar.

Para denunciar as agressões, a vítima pode acionar a Polícia Militar para fazer o Boletim de Ocorrência ou procurar a Delegacia de Mulheres, da Polícia Civil. A vítima ou testemunhas podem ligar no número 180 e fazer uma denúncia de forma anônima.

Comentários
Assista ao vídeo