Informes -

Thiago Ferreira criador do canal Imaginago, conta como ter um canal de sucesso

27 de Novembro de 2019

A plataforma YouTube viu a luz do dia, ou melhor, a luz da internet, pela primeira vez no ano de 2005. Embora de lá pra cá muita coisa tenha acontecido no meio do entretenimento, a plataforma sempre se conservou como uma comunidade com capacidade realmente grande de lançar e popularizar tendências. Muito se discute como realmente ascender em um meio tão disputado como YouTube, com estimativas de diversos meios especializados colocando o número de canais na plataforma em torno de 200 milhões, dados apontam que algo em torno de 25% dos quase 800 milhões de usuários do YouTube usaram a plataforma para fazer uploud de seus vídeos.

As estatísticas revelam que a concorrência é elevada no Youtube, existindo produtores de conteúdo sobre os mais diversos assuntos, não sendo difícil um usuário encontrar diversos canais que falam sobre um mesmo assunto, porém com abordagens e apresentações completamente diferentes. O sonho de tantos em se tornar produtores de conteúdo da plataforma formou até mesmo novos ramos da área do ensino, já sendo possível encontrar tanto no Brasil como mundo afora as chamadas "Escola de Youtuber".

Thiago Ferreira era como muitos expectadores diários do YouTube, alguém que se encantava com o mundo dos youtubers e que admirava toda a liberdade criativa que a plataforma YouTube oferecia e ainda oferece. E como todo sonhador Thiago também objetivava mudar de vida através do YouTube, no momento em palavras do próprio youtuber ele estava desempregado e via no Youtube uma chance de mudar de vida.

Thiago, que hoje já é um youtuber consagrado, contando com quase 2 milhões de inscritos em seu canal "Imaginago" afirma que uma das maiores dificuldades de quem busca entrar no mundo do YouTube e não entender ao certo como funciona o algoritmo que rege a plataforma, atuando como uma espécie de "peneira" para o vídeos que devem ou não serem recomendados para os inscritos. Ainda segundo Thiago, é fundamental para se obter sucesso na plataforma dominar o algoritmo do YouTube, e claro, produzir um conteúdo interessante, o próprio Thiago afirma ter dedicado 4 meses a estudar e compreender o algoritmo do YouTube antes de lançar seu primeiro vídeo.

Como já destacado obter sucesso no YouTube depende também de que tipo de conteúdo será produzido e de como este será apresentado ao público. É preciso pensar em que tipo de público você objetiva e o que este público estaria interessado em assistir. Thiago, ao pensar seu canal, resolveu que arriscaria e seria ousado, apostando no conteúdo sobre animações, usando de toda sua criatividade e toque pessoal para apresentar ao público algo ainda inédito no YouTube brasileiro, um canal focado em teorias, curiosidades e outros assuntos ligados a animações.

Os números do canal "Imaginago" certamente evidenciam o quanto o método de Thiago deu certo, mesmo em um plataforma com conteúdo sobre os mais diversos temas e tantos produtores. Ser ousado, criativo e dar tudo de si em seu projeto foi fundamental para a vitória do carioca que hoje conta até com livros publicados, presente em todas as livrarias do Brasil:" o incrível mundo das animações".

Comentários
Assista ao vídeo