Colaboradores -

Arquitetura de Nova York em 21 edifícios

26 de Novembro de 2019

Por Marcos Eduardo Ferreira

Nova York é a expressão de uma arquitetura impressionante, que se renova a cada segundo, mas nunca perdendo sua grandiosidade histórica. Muitos são os títulos desta cidade, mas alguns deles, a colocam no topo do mundo. Maior diversidade linguística cerca de 800 idiomas, Time Square maior cruzamento de pedestres, Teatro da Broadway, Indústria do Entretenimento, Parques, Pontes, Museus, Centro Financeiro Wall Street, Universidades e Arranha Céus.

Mais conhecida mundialmente pelos seus Edifícios, principalmente os arranha céus concentrados na ilha de Manhattan, eles contam e recontam a história nas suas paisagens urbanas, na arquitetura e na vida cotidiana da cidade que nunca dorme.

1 - Flatiron Building, “ferro de passar” edifício construído em 1902 no cruzamento da quinta avenida com a Broadway, com 22 andares e formato de triângulo.

2 - Edifício Dakota, construído em 1880 estilo Arte nouveau, era a residência de John Lennon.

3 - St. Patrick's Cathedral data do século 19,templo católico, projetada pelo arquiteto Jame Renwick, Jr.É a maior catedral neogótica da América do Norte.

4 - Edifício Woolworth, Arranha céu de 57 andares e 241 metros de altura em Manhattan, inaugurado em 1930 como edifício mais alto do mundo.

5 - EMPIRE STATE BUILDING, projetado por William F. Lamb e arquitetura Shreve e Harmon.

Arranha céu estilo art déco de 102 andares com a torre da antena chega a 443 metros de altura, com a construção concluída em 1931 foi o edifício mais alto do mundo por quase 40 anos, classificado como uma das 7 maravilhas do mundo.

6 - SEAGRAM BUILDING, arranha céu no centro de Manhattan, projetado por Ludwig Mies van der Rohe, com 38 andares e 157 metros de altura um exemplo da arquitetura moderna.

7 - 432 PARK AVE

É o Arranha céu residencial mais alto do mundo com 88 andares e 426 metros de altura e o segundo edifício mais alto de Nova York.

8 - ONE TIMES SQUARE

Projetado pelo arquiteto Cyrus Lazelle Warner Eidlitz, com 25 andares e 111 metros foi construído em 1904 par ser sede do New York Times. Fachada com outdoor de publicidade mais valiosos do mundo.

9 - HEADQUARTERS OF THE UNITED NATIONS

Projeto final baseado nas propostas de Oscar Niemeyer e Le Corbusier, foi construída entre 1949 e 1952 a leste de Manhattan.

10 - BROOKLYN MUSEUM, Contruido em arquitetura Beaux Arts, fundado em 1895 é o segundo maior museu de arte de Nova York.

11 - ONE COURT SQUARE, com 209 metros de altura, foi terminado em 1990 foi o maior prédio de Nova York fora de Manhattan por 29 anos, superado neste ano de 2019 pelo Brooklyn Point e Skyline Tower passando para a terceira colocação.

12 - THE NEW YORK TIMES BUILDING

Projeto do Arquiteto Renzo Piano, com 52 andares e 318,8 metros de altura em estrutura de aço, estilo modernista, e sustentabilidade energética com paredes envidraçadas e cortinas automatizadas maximizando a iluminação natural.

13 - CATHEDRAL OF ST. JOHN THE DIVINE

Catedral protestante em Estilo gótico maior igreja

Anglicana do mundo com área interna de 11.200 metros quadrados.

14 - 40 WALL STREET, também conhecido como Bank of Manhattan com 70 andares e 283 metros de altura foi concluído em 1930.

15 - ONE WORLD TRADE CENTER, projetado pelo arquiteto David Childs (Skidmore, Owings and Merril), com 104 andares e 541,33 metros de altura é o sexto mais alto edifício do mundo.

16 - METROPOLITAN  MUSEUM, conhecido como The Met é um dos museus mais visitados do mundo com 5,2 milhões de visitantes.

17 - CHRYSLER BUILDING, projetado pelo arquiteto  Wiliam Van Alen, inaugurado em 1930, com 318,9 metros é o terceiro edifício mais alto de Nova York. É o edifício de tijolo mais alto do mundo com uma estrutura de aço. Um alto exemplar da arquitetura Art Deco Britannica

18 - THE PLAZA HOTEL, com 20 andares e 76 metros de altura com 120 metros de comprimento, próximo ao Central Park. Projetado pelo arquiteto Henry Janeway Hardenbergh, uma verdadeira obra de arte, Donald Trump Já foi dono e se casou no hotel com sua segunda mulher, Marla Mapples em 1988.

19 - ALEXANDER HAMILTON U.S. CUSTOMS HOUSE

O edifício projetado pelo o arquiteto Cass Gilbert, é considerado uma obra prima do estilo arquitetônico Beaux-Arts.

20 - GRAND CENTRAL TERMINAL, é considerada a maior estação ferroviária do mundo. Cerca de 125 mil usuários passam por ela diariamente.

21 - SOLOMON R. GUGGENHEIM MUSEUM, projetado pelo arquiteto Frank Loyd Wright com sua arquitetura moderna de formas geométricas e orgânicas abriga grande e importante acervo de obras de arte moderna.

Comentários
Assista ao vídeo