Informes -

Precisamos encarar o consumo de insetos como algo para hoje, explica Chef Andréia Pimentel

25 de Novembro de 2019

Existe ainda um preconceito grande com relação ao consumo de insetos no mundo ocidental. Mas o assunto é atual e tem gerado a curiosidade de muitos. A Chef Andréia Pimentel, que é especialista em entomofagia, fala sobre seu ponto de vista e experiências

Os insetos são, sem dúvidas, os animais mais numerosos de todo planeta. Estima-se que cerca de dois terços da população de animais da Terra sejam dessa espécie.

E embora ainda pouco presente na alimentação da população ocidental, a entomofagia – o consumo humano de insetos como fonte nutricional – é bastante comum em culturas asiáticas, africanas e aborígenes australianas. Trata-se de uma comida rica em proteínas e gorduras, cujo cultivo traz impactos ambientais bem inferiores a carnes de boi e frango, por exemplo.

Segundo Andréia Pimentel, uma das mais renomadas profissionais relacionadas à entomofagia na América Latina – Chef convidada do programa da Eliana, no quadro Cardápio Surpresa - SBT – os insetos são excelentes fontes de nutrientes e rendem pratos incríveis. “Não devemos encarar o consumo de insetos apenas como uma saída para problemas relacionados à produção, à fome ou ao meio ambiente. E sim, de fato esses assuntos são extremamente importantes, mas devemos enxergar os insetos como um alimento, como fonte de proteínas, boas gorduras e vitaminas. Ainda existe um preconceito muito grande, já que o consumo de insetos está associado a escassez de outros tipos de alimento e regiões pobres. No entanto, esse pensamento está começando a mudar, inclusive a indústria está de olho no grande potencial econômico que esse segmento oferece”.

A Chef ainda destaca que alguns insetos são considerados iguarias e têm sabores surpreendentes. “Já viajei por diversos países do mundo experimentando insetos nas mais diversas receitas, trata-se de uma grande pesquisa pessoal e profissional, a qual faz parte de um projeto que apresentarei em breve a todos. O fato é que em muitos países os insetos são apenas mais uma fonte de alimento; e não há nada de errado com isso. Espécies de lagartas, mariposas e formigas tecelãs, por exemplo, são consideradas iguarias em alguns países, atingidos preços altos no mercado. Inseto é a alimentação do presente, não somente do futuro”.

A Chef Andréia Pimentel é especialista em Comida de Selva pela USIL (Lima), diplomada em Cozinha Peruana pelo Le Cordon Bleu (Lima), Cuisine Française pelo Le Cordon Bleu (Paris); ela ainda é Embaixadora da FISPAL e há mais de cinco anos é jurada da revista “Veja Comer & Beber” de Campinas.

O tema é atual e tem chamado a atenção, principalmente quando se fala de produtividade, sustentabilidade e nutrição. A proporção de peso comestível dos insetos e de animais convencionais se difere surpreendentemente: a porcentagem de peso comestível da carne de frango é de 55%; já no caso da carne bovina é de 40%; grilos, no último estágio ninfal, por sua vez, podem ser 100% consumidos.

A Chef deixou aqui duas receitas que ela desenvolveu juntamente ao Chef Pablo Andrew.

Brandade de Enguia de Água Doce com molho de pimentão defumado e Chapulin (2 porções)

Ingredientes

140g de enguia de água doce cozida e desfiada

180g de batata cozida e amassada

1/4 de xícara de creme de leite fresco

6 colheres de azeite

1 dente de alho

Noz moscada, sal e pimenta do reino moída

2 fatias de pão italiano torradas

1 pimentão defumado

1/4 de cebola picada

2 colheres de azeite

50g de Chapulin em pó

3/4 de creme de leite fresco

Modo de preparo

Em uma panela, dourar o alho com duas colheres de azeite, acrescentar a batata cozida e amassada junto com uma pitada de sal, noz moscada e pimenta. Colocar a enguia desfiada e cozida, o creme de leite fresco e o azeite restante.

Em uma panela, dourar a cebola o pimentão defumado. Acrescentar o creme de leite fresco e ferver! Bater no liquidificador.

 Ravióli de larva de coco com farofa de alho e tomate confit

Ingredientes

70g de farinha tipo 00

30g de semolina

50g de gema de ovo

100g de larva de coco

2 folhas de sálvia

2 colheres de óleo de coco

100g de queijo brie

50g de farinha panko

1 dente de alho

4 colheres de azeite

Tomatinho confit

Crisp de sálvia

Modo de preparo

Misturar a farinha, semolina e a gema até que a massa ficar homogênea. Deixe descansar enrolada em papel filme.

Saltear a larva com o óleo de coco e a sálvia. Espere esfriar e misture o brie picado em pequenos pedaços.

Ralar o alho e fritar no azeite e misturar com a farinha panko.

Abrir a massa e rechear com a mistura da larva de coco. Ferver em água com sal e escorrer.

Montar a farofa de alho, colocar os raviólis e enfeitar com tomate confit e crisp de sálvia.

Para conhecer um pouco mais o trabalho da Chef Andréia Pimentel, acesse:

https://www.instagram.com/chefandreiapimentel/ ou http://andreiapimentel.com.br/

Comentários
Assista ao vídeo