Colunistas - Rodolfo Bonventti

Avenida Paulista, a minissérie que trouxe uma nova linguagem para a TV

25 de Novembro de 2019

A segunda minissérie da TV Globo foi “Avenida Paulista”, um original de Daniel Más, Leilah Assumpção e Luciano Ramos, exibida em maio de 1982, e que trouxe uma nova linguagem para esse tipo de produto na televisão brasileira, copiando o estilo premiado das séries americanas, onde o que se destaca é a ação contínua com cenas curtas e diálogos tensos.

Com 15 capítulos e direção precisa de Wálter Avancini, Jardel Mello e Hugo Barreto, a minissérie reuniu um grande elenco, com destaque para Antonio Fagundes que vivia Alex, um funcionário de um banco familiar que se aproveita de uma falha no sistema para desviar 10 milhões de dólares para suas contas pessoais.

Avenida Paulista - Antonio Fagundes e Bruna Lombardi
 

Ao lado de Antonio Fagundes nos principais papéis estavam Bruna Lombardi como Annamaria, a filha do dono do banco; Walmor Chagas como Frederico, o presidente do banco e Dina Sfat como a inescrupulosa Paula Alencar, diretora e amante do dono do banco.

Avenida Paulista - Walmor Chagas
 

O sucesso da minissérie definiu o horário das 22 horas como um espaço a ser coberto por produções nacionais ao invés de enlatados internacionais, e a partir daí a emissora começou a produzir pelo menos duas minisséries por ano.

No grande elenco, duas curiosidades: a apresentadora Angélica estreava na TV Globo vivendo o personagem de Bruna Lombardi em flashbacks e a minissérie marcou a estréia também do ator Thales Pan Chacon na emissora e na TV.

Avenida Paulista - Ney Latorraca e Dina Sfat
 

Ainda no elenco um grande grupo de veteranos como Ney Latorraca, Martha Overbeck, Wanda Stefânia, Wálter Forster, Odilon Wagner, Lélia Abramo, Luiz Armando Queiroz, João José Pompeo, Yara Lins, Abrahão Farc, Benjamin Cattan, Rosita Thomaz Lopes, Odavlas Petti, Zélia Toledo, Rofran Fernandes, Vera Nunes e Luiz Guilherme.

Comentários
Assista ao vídeo