Business -

Queda no acesso à casa própria nos EUA leva investidores a imóveis para aluguel

19 de Novembro de 2019

Nas 130 principais regiões urbanas dos Estados Unidos, apenas 54% dos americanos têm renda suficiente para comprar um imóvel residencial que custe no máximo 20% abaixo do preço médio de cada região. Esse índice, que em 2012 era de 78%, vem caindo gradativamente, obrigando muitos americanos a alugar em vez de comprar e empurrando investidores para conjuntos residenciais exclusivamente para aluguel.

Dados apurados pela consultoria John Burns Real Estate mostram que o índice já é bem mais baixo em regiões notoriamente caras para a aquisição da casa própria, como no estado da Califórnia. Nas cidades de San Francisco e San José, os índices de acesso ao imóvel próprio são de apenas 11% e 18% da população, respectivamente.

“Na medida em que cresce a dificuldade para a compra do imóvel, aumenta a demanda por imóveis para aluguel nos Estados Unidos. Hoje, 35% dos americanos já vivem em imóveis alugados e isso está atraindo o interesse de investidores, inclusive brasileiros, em conjuntos habitacionais exclusivamente para aluguel”, explica o empresário Carlos Vaz, especialista em investimentos imobiliários nos EUA e no Brasil.

Na mira do investidor brasileiro

Brasileiro radicado em Dallas, Vaz é co-fundador e CEO da CONTI Real Estate Investments, com sede em Dallas. Ele está no Brasil esta semana para uma série de contatos com investidores que vêm acompanhando a evolução do mercado imobiliário americano e já perceberam a oportunidade envolvendo imóveis residenciais para aluguel. Alguns já investiram na região de Dallas-Fort Worth, quebrando uma rotina de muitos anos envolvendo investimentos de brasileiros nos EUA, que em geral eram direcionados a imóveis no estado da Flórida.

“O investidor brasileiro já entendeu que se o objetivo é investir para ter renda, a compra de um imóvel em áreas supervalorizadas pode trazer mais risco do que retorno, já que o lucro na hora da venda não é garantido. Mas aplicar em imóveis para aluguel gera renda desde o início da aplicação” completa o empresário, escolhido recentemente pelo Dallas Business Journal entre os CEOs mais admirados da cidade que mais cresce nos EUA.

Novo fundo de investimentos

Segundo a John Burns, investir em imóveis residenciais para aluguel é a opção que mais cresce no mercado imobiliário americano no momento, confirmando uma tendência que a própria John Burns já apontava em seus levantamentos em 2015. A eliminação no início de 2019 de benefícios tributários para a compra da casa própria nos Estados Unidos, e os preços fora do alcance dos consumidores da classe média, devem contribuir para acelerar ainda mais a demanda por imóveis para aluguel, de acordo com a John Burns.

SOBRE A CONTI:

Co-fundada e presidida por Carlos Vaz, a CONTI Real Estate Investments é uma empresa dedicada a investimentos em conjuntos residenciais multifamiliares que geram retorno para investidores. A empresa concentra seus investimentos no estado americano do Texas, um dos que mais crescem economicamente nos Estados Unidos nos últimos anos. Fundada em 2008, a CONTI hoje administra cerca de 10 mil unidades residenciais para aluguel e já movimentou mais de US$1 bilhão em ativos. Com sede em Dallas e investidores em diversos países, a empresa conta com uma equipe de 250 pessoas.

NA WEB:
CONTI Real Estate Investments
www.contiorg.com
John Burns Real Estate Consulting
www.realestateconsulting.com

Comentários
Assista ao vídeo