Viver - Saúde

Como a robótica tem revolucionado o tratamento de câncer de próstata

14 de Novembro de 2019

 Devido a pesquisas e ao avanço da tecnologia, cerca de 90% dos casos de câncer de próstata diagnosticados em fase inicial têm cura. E um dos aliados dos médicos urologistas tem sido a robótica, que auxilia os profissionais em procedimentos cirúrgicos, proporcionando diversos benefícios aos pacientes

O Novembro Azul é um grande movimento mundial que ocorre durante todo o mês de novembro com o objetivo de alertar a população geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens no Brasil (em primeiro lugar está o câncer de pele); e as maiores vítimas têm idade superior a 50 anos.

A próstata é uma glândula masculina que fica logo abaixo da bexiga e à frente do reto. Esse órgão envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina é eliminada da bexiga. Pode acontecer de algumas células dessa região se multiplicarem de forma anormal, provocando, então, o surgimento de um tumor (que pode ser benigno ou maligno). Estima-se que surgiram cerca 68.220 mil novos casos da doença no País, no ano de 2018 - dados do Inca - Instituto Nacional de Câncer.

A boa notícia é que devido a pesquisas e ao avanço da tecnologia, cerca de 90% dos casos de câncer de próstata diagnosticados em fase inicial têm cura. E um dos aliados dos médicos urologistas tem sido a robótica, que auxilia os profissionais em procedimentos cirúrgicos, proporcionando diversos benefícios aos pacientes.

Os robôs são excelentes colaboradores nos procedimentos cirúrgicos em que os espaços são limitados ou em que é necessário o detalhamento do órgão explorado, como no caso de cirurgias de próstata.

O Dr. Glauco Guedes é Médico Urologista e trabalha com a robótica na cidade de Brasília – DF, operando pacientes de todo o País.  Dr. Glauco fez aprimoramento cirúrgico no IRCAD, Instituto de Pesquisa Científica em Estrasburgo, França e já operou dezenas de pacientes.

“Os robôs têm acessos a áreas que nós médicos não teríamos sem ajuda deles; nem mesmo a laparoscopia nos permitia tantos recursos. Somente essa tecnologia tem visibilidade 3D dos tumores. Além disso, enquanto um humano tem os braços com rotação de no máximo 270 graus, um robô tem com facilidade um giro de 360. Trata-se de um ganho imenso no centro cirúrgico. Tudo isso sem contar precisão de um robô, que evita, por exemplo, riscos de atingir áreas indesejadas ou ferir algum tecido”, fala Dr. Glauco Guedes – médico que operou dezenas de pacientes usando a tecnologia robótica.

A primeira cirurgia realizada no Brasil com robô Da Vinci – tecnologia utilizada nas cirurgias de próstata – aconteceu no dia 30 de março de 2008, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Hoje, essa tecnologia, além de ter avançado, está presente em todo o País.

A mais alta tecnologia desses robôs é o modelo Da Vinci XI. “Temos em Brasília o Da Vinci XI, é um excelente aliado no processo cirúrgico, principalmente para prevenir lesões em nervos, evitar a impotência, garantir ao paciente mais segurança e uma recuperação mais rápida”, destaca o Urologista - Dr. Glauco Guedes.

A mais alta tecnologia desses robôs é o modelo Da Vinci XI. “Temos em Brasília o Da Vinci XI, é um excelente aliado no processo cirúrgico, principalmente para prevenir lesões em nervos, evitar a impotência, garantir ao paciente mais segurança e uma recuperação mais rápida”, destaca o Urologista - Dr. Glauco Guedes.

O Dr. Glauco Guedes atende nos seguintes locais em Brasília:

Clínica Evoluccy – Instituto de medicina:

Unidades Asa Sul – (61) 3532-5560/ 3532-5643

Unidades Asa Norte – (61) 32638100/ 3263-8051

Ele, também, atende nos Hospitais: Santa Lucia Norte, Santa Helena – Rede Dor e no Centro Médico Santa Helena.

Comentários
Assista ao vídeo