Cultura - Viagem

Conheça um pouco mais do projeto do Txai Resorts para preservar as tartarugas marinhas

13 de Novembro de 2019

O Txai Itacaré, membro do restrito grupo de hotéis Relais&Châteaux, está na paradisíaca praia de Itacarezinho, ao sul da Bahia. Em meio a 100 hectares de Mata Atlântica nativa, 38 charmosos bangalôs contam com deck de madeira suspenso, revelando a exclusividade do premiado resort.  A gastronomia, arquitetura e até o aclamado SPA Shamash Healing são convites para um verdadeiro mergulho na cultura e beleza local.

Um ninho para chamar de seu

Essa tartaruga foi feita com carinho e de maneira artesenal por mulheres que moram em comunidades tradicionais localizadas no entorno do Txai Itacaré.

Entre os projetos realizados pelo resort está o Txaitaruga, que em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC-BA) e com o TAMAR permite a adoção de um ninho de tartarugas por hóspedes e não hóspedes. Sim, é possível, por exemplo, presentear alguém querido com um ninho. Há certificado de adoção e todos os detalhes sobre as tartaruguinhas. Informações sobre o desenvolvimento dos ovos e o nascimento são enviadas ao adotante, além de fotos muito fofas.

Txaitaruga

O projeto nasceu junto com o resort e tem como missão a preservação de tartarugas marinhas que estão ameaçadas de extinção e desovam na região. Durante todo o ano, uma equipe de profissionais capacitados realiza o monitoramento das praias, cuidando dos ninhos e contribuindo para a manutenção das espécies. Desde 2004, mais de 60 mil tartaruguinhas foram amparadas. Um detalhe interessante é que durante a noite grande parte do Txai Itacaré fica no escuro para ajudar na desova.

O Instituto Companheiros do Txai ajuda a preservar os recursos naturais da região para as futuras gerações com essa e outras ações socioambientais voltadas ao desenvolvimento consciente da comunidade.

Saiba mais: www.txairesorts.com/#projetos_sociais

Serviço Txai Resort Itacaré

- Endereço

 Rodovia Ilhéus – Itacaré/Bahia BA 001 – km 48

Três companhias aéreas nacionais realizam voos diretos das principais capitais brasileiras para Ilhéus: TAM, Gol e Azul.

- Informações e reservas

Telefone: (11) 3040-5010 / (73) 2101-5000

Email: central.reservas@txairesorts.com e www.txairesorts.com

  • Sobre o Txai Resorts

Um conceito exclusivo de bem receber, os projetos Txai têm em comum localizações privilegiadas em meio à natureza exuberante do litoral brasileiro e um serviço que privilegia o bem-estar, o bem viver e a sustentabilidade, que inclui cuidados com o meio ambiente, a baixa densidade de ocupação, a interação total com a comunidade e a valorização da cultura local. 

A primeira unidade, inaugurada no início dos anos 2000, o Txai Itacaré é considerado um dos primeiros hotéis boutique do Brasil, e tem como missão oferecer momentos únicos em um refúgio que traduza, em cada detalhe, o conforto e a simplicidade como itens essenciais para garantir a qualidade de vida e um perfeito equilíbrio. Para isso, oferece, em meio a uma paisagem privilegiada, uma estrutura com um dos melhores spas do Brasil, o Shamash Healing Space, e uma gastronomia sob o comando do chef.  Localizado na região sul da Bahia, está inserido em uma preservada Área de Proteção Ambiental (APA) de Mata Atlântica, na praia de Itacarezinho, em Itacaré, na Bahia.

  • Prêmios do Txai Itacaré

Condé Nast Johansens Luxury Hotel Guide

2017 – “Best Water Side Hotel”

2015 - “Best Water Side Hotel”

2014 - “Best for Romance”

Outros Prêmios

2018- Certificado de Excelência TripAdvisor

2018- Traveller Made

2017 – Traveller’s Choice Trip Advisor

2016 – Certificado de Excelência Trip Advisor

2015 - Environment Trophy Relais&Châteauxa

 

Comentários
Assista ao vídeo