Cultura -

Semana Move Brasil reúne mais de 200 atividade na grande São Paulo

16 de Setembro de 2013

O Brasil se prepara para sediar os dois maiores eventos esportivos mundiais: Copa do Mundo e Jogos Olímpicos. A consequente atenção dada ao esporte foi o principal motivo para a criação da campanha Move Brasil, que tem por objetivo maior contribuir para aumentar o número de pessoas, de todas as idades, praticando esportes e atividade física no Brasil, até 2016. A primeira ação em âmbito nacional neste sentido ocorre entre os dias 22 e 29 de setembro com a Semana Move Brasil. 


Numa iniciativa resultado da parceria entre o Sesc, o Ministério do Esporte, o Ministério da Saúde, a Associação Cristã de Moços (ACM/YMCA) e as organizações Atletas pela Cidadania, Autoridade Pública Olímpica (APO) e Internacional Sports and Culture Association (ISCA), o Move Brasil vai reunir mais de 116 cidades - incluindo vinte capitais - colocando à disposição da população cerca de 440 atividades, na grande maioria gratuitas.

A intenção é contagiar o maior número de pessoas para que descubram os benefícios de se movimentar. Nos próximos anos, os parceiros da campanha realizarão ações conjuntas relacionadas ao esporte e atividades físicas, sempre estimulando o desenvolvimento social, respeitando os direitos e a diversidade cultural, além de proporcionar uma melhoria na qualidade de vida do brasileiro.

Vale ressaltar que o Move Brasil está aberto às outras instituições, empresas privadas e ONGs interessadas em desenvolver ações neste sentido. Ou seja, construir uma ampla rede de parceiros para difundir essas propostas, incentivar e orientar a população para que cada um encontre um esporte ou atividade que mais lhe agrade e pratique regularmente.

Destaques da Programação - São Paulo - Na capital paulista e na Grande São Paulo o Sesc vai disponibilizar a estrutura de 19 unidades, que possibilitarão que sejam realizadas cerca mais de 200 atividades voltadas ao esporte, além de diversas outras ações em espaços públicos. A largada será dada no dia 22 de setembro com a Pedalada Move Brasil, na Virada Esportiva. Em parceria com a Prefeitura de São Paulo, o passeio ciclístico noturno terá início com a concentração às 20h no Parque das Bicicletas. A partida será às 21h, com trajeto que aabrangerá importantes ruas e avenidas das regiões Sul, Central e Oeste da cidade, retornando ao ponto inicial.

Outros destaques ficam por conta da Arena Move Brasil na Virada Esportiva, montada no Vale do Anhangabaú e a Tenda Move Brasil de Ginástica Multifuncional, no Parque do Ibirapuera. Haverá também outras atividades ao ar livre e em espaços públicos como Vivências de Rugby nos CEU's Butantã e Uirapuru; Rope Skipping na Praça da Liberdade e a Corrida Infantil Move Brasil, no Parque Espaço Verde Chico Mendes.

Já nas unidades do Sesc, o público poderá participar de atividades físicas, vivências de modalidades esportivas, além de encontros e bate-papos com atletas brasileiros consagrados do esporte nacional como Claudinei Quirino (atletismo), Solonei Silva (maratona), Dante Amaral e Maurício Lima (vôlei), Magic Paula (basquete), Jéssica Yamada e Jeff Yamada (tênis de mesa), Fabíola da Silva (patins in line) e Flávio Saretta (tênis). 

O Judô ganhará programação especial na unidade Bom Retiro dentro da Semana Move Brasil. Chiaki Ishii, primeiro medalhista olímpico do judô brasileiro, será homenageado, com uma série de aulas abertas com a participação de 14 medalhistas da modalidade: Sarah Menezes, Flavio Canto, Tiago Camilo, Leandro Guilheiro, Mayra Aguiar, Rafael Silva, Felipe Kitadai, Antônio Tenório, Valter Carmona; Luis Onmura, Douglas Vieira; Carlos Honorato, Rogerio Sampaio e Henrique Guimarães.

PROGRAMAÇÃO SESC POMPEIA E ARREDORES

Dia 24 de setembro - Terça-feira

Sinucabol
Terminal CPTM Barra Funda
Modalidade recreativa na qual a "Sinuca" é jogada com os próprios participantes acertando as tacadas através de chutes ou cabeceadas. A mesa e as bolas têm dimensões maiores que o habitual e os jogadores permanecem em cima do espaço o tempo todo. Livre. Grátis.
De 24 a 27/09. Terça a sexta, às 8h. Av. Sen. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Vl Cid Jardim

Rope Skipping
Terminal CPTM Barra Funda 
Modalidade que consiste não apenas em pular corda, mas sim executar uma série de saltos, acrobacias e manejos com a corda, buscando a sincronia dos saltadores com uma música em execução. Monitores desenvolverão a atividade com o público ensinando as habilidades na corda. 
Livre. Grátis.
De 24 a 27/09. Terça a sexta, às 8h. Av. Sen. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Vl Cid Jardim

Boxe Eletrônico
Terminal CPTM Barra Funda.
Venha testar sua força e agilidade em uma máquina de boxe onde o objetivo é bater o recorde imposto pela máquina. Livre. Grátis
De 24 a 27/09. Terça a sexta, às 8h. Av. Sen. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Vl Cid Jardim

Arco e Flecha
E-Business Park
Os comerciários das empresas poderão vivenciar os movimentos básicos e acompanhar uma demonstração desse esporte olímpico que tem como objetivo atingir um alvo utilizando arco e flecha. Local: Livre. Grátis.
Quarta, às 10h.

Dia 27 de setembro - Sexta-feira

Sesc Pompeia
Tênis de Mesa
Aula aberta com o atleta olímpico Hugo Hoyama. Venha aprender as técnicas deste esporte.
Local: Conjunto Esportivo. Livre. Grátis
Sexta, às 9h30.

Dia 28 de setembro - Sábado

ESPAÇOS PÚBLICOS, CEU'S, ESCOLAS PÚBLICAS, UNIVERSIDADES E EMPRESAS
Enduro a Pé de Regularidade (Zona Oeste de SP) - Largada do Sesc Pompeia
Esporte de aventura urbana caracterizado por realizar um percurso pré-determinado pela organização percorrendo ruas, praças e pontos históricos da Zona Oeste da cidade de São Paulo, no tempo exato. Formação de equipes com 3 ou 4 participantes. Saída às 9h do Deck.
Recomendado para maiores de 13 anos. Grátis.
Sábado, às 9h.

Sesc Pompeia
Patins in Line com Fabíola da Silva
Bate-papo, apresentação e vivência com a atleta da patinação in line Fabíola da Silva. Entre suas principais conquistas estão o ouro nos X-Games de 1996, 1997, 1998, 2000, 2001 e 2003 e 2ª colocada no Pro Rad 2012 - desafio internacional de Patins, onde foi a única mulher a competir. Atualmente ela compete entre os homens pelo seu nível técnico e está entre os 10 melhores atletas de patins vertical. Local: 8º andar do Conjunto Esportivo. Livre. Grátis.
Sábado, às 15h.

Comentários
Assista ao vídeo