Notícias -

Relançamento do dvd do Filme Feliz Ano Velho

5 de Novembro de 2019

Lançado originalmente em 1987, o filme Feliz Ano Velho - inspirado livremente no livro do escritor Marcelo Rubens Paiva - foi dirigido pelo cineasta paulistano, nascido em Nova York, Roberto Gervitz (de Jogo Subterrâneo), que já vinha de uma longa carreira como documentarista nos anos 1970.

Procurando novos ares e tentando se libertar das amarras do que ele chamava de documentarismo militante, Gervitz usou o material de Rubens Paiva como ponto de partida para criar uma obra única - centrada na transição da adolescência para a vida adulta, através da história do jovem Mário (Marcos Breda, estreando no cinema) que, semelhante ao que acontecera com o escritor Marcelo, mergulha nas águas de um rio durante um encontro com amigos, e sofre um acidente que o deixa tetraplégico. Tudo isso durante o regime militar dos anos 70 no Brasil e utilizando um colorido deslumbrante (a cargo do fotógrafo César Charlone) enfatizando o passado dos personagens. Um grande sucesso de público e crítica, o filme arrematou diversos prêmios, entre eles no Festival de Gramado daquele ano.

Restaurado em 2K, depois de mais de 30 anos circulando em cópias obscuras e que deturpavam seu visual original, o filme volta ao mercado de home video cortesia da produtora e distribuidora paulistana Sincronia Filmes - que, além da obra com roupagem nova, produziu todo o material suplementar (os extras) especialmente para a edição. "Trata-se de uma edição para colecionadores", enfatiza a produtora Janaina Zambotti, que supervisionou todo o processo. O plano da Sincronia é, de agora em diante, distribuir para cinema e home video tanto o conteúdo que produzirem (a exemplo do documentário que rodaram na África do Sul, A Tecnologia Social, em coprodução com os EUA), como filmes, séries e afins, quanto o de terceiros, como no caso do trabalho de Roberto Gervitz. Sempre com o cuidado, o respeito à obra e o perfeccionismo característicos da empresa. Feliz Ano Velho chega a todas as boas lojas do ramo no final de novembro.

Endereços dos eventos:

São Paulo: Livraria Cultura do Conjunto Nacional. Endereço: Avenida Paulista, 2073. Dia 30 de novembro, sábado, a partir das 16:00 horas.

Rio de Janeiro: Livraria Argumento. Endereço: Rua Dias Ferreira, 417 - Leblon. Dia 27 de novembro, quarta-feira, a partir das 19:00 horas.

Sessão de autógrafos com elenco e equipe + bate papo + posterior venda da edição.

Extras do Dvd:

Comentário em áudio do diretor Roberto Gervitz, gravado exclusivamente para esta edição / Entrevistas com o diretor e os atores Marcos Breda e Malu Mader / Teste de elenco / Comercial de TV com Malu Mader, realizado à época para atrair investidores ao projeto / MAIS: Livreto exclusivo com análise do crítico José Geraldo Couto e texto sobre a produtora Tatu Filmes

Sinopse: Mário é um jovem estudante que, em meio ao turbilhão do regime militar no Brasil dos anos 1970, mergulha em um lago, durante um encontro com amigos, e sofre um acidente que o deixa tetraplégico. Através de suas lembranças, vamos conhecendo seus sonhos, medos e frustrações. Inspirado livremente no livro de Marcelo Rubens Paiva. 

Comentários
Assista ao vídeo