Colaboradores - Tânia Voss

Entrevista exclusiva com Carlos Badia sobre Poa Jazz Festival

4 de Novembro de 2019

Carlos Badia, um dos criadores do evento, gentilmente cedeu uma entrevista exclusiva sovre o evento.  

O evento, que se consagrou na cena cultural de Porto Alegre, chega à sua quinta edição no Rio Grande do Sul, com duas noites de música no BarraShoppingSul em 8 e 9  de novembro, e volta a acontecer em São Paulo, pelo segundo ano consecutivo, com shows no Teatro Opus dia 12 de novembro com apresentação de Zuza Homem de Mello. Carlos Badia, um dos criadores do evento, gentilmente cedeu uma entrevista exclusiva sovre o evento

O festival trará para o país três grandes nomes do jazz internacional que farão apresentações tanto na capital gaúcha como na capital paulista: a aclamada vocalista francesa Cyrille Aimeé, conhecida por sua técnica única de improvisação, tocando acompanhada pelo guitarrista e violonista brasileiro Diego Figueiredo; o saxofonista holandês Jasper Blom, que vem ao Brasil com seu quarteto, formado por alguns dos mais importantes e versáteis artistas da Europa, como o guitarrista Jesse van Ruller; e a banda americana Davina & The Vagabonds, que se tornou um dos mais excitantes grupos acústicos na cena internacional com a performance única da pianista e vocalista Davina Lozier, que, com sua voz e presença de palco, já foi comparada a nomes como Etta James, Amy Winehouse, Janis Joplin e Billie Holiday.

Carlos Badia explica tudo sobre o Festival: Confira a entrevista abaixo.

CV- Há quanto tempo já existe o festival e como surgiu a ideia?

"O festival surgiu em 2014 e já está em sua 5ª edição. É uma referência de festival hoje no Brasil inteiro e somos gratos a receptividade que temos recebido do público, da crítica e dos patrocinadores. Porto Alegre sempre foi uma cidade com grande tradição no jazz, muitos excelentes músicos e muitos amantes do Jazz. Por volta de 2014 surgiu uma nova cena de música instrumental na cidade. Uma nova geração de músicos que estavam firmes estudando e tocando Jazz em diversos grupos e continuam cada vez mais ativos. A ideia de um festival, portanto, foi uma decorrência natural para uma cidade e um estado que amam o Jazz."

CV- Por que a escolha de Porto Alegre e SP para o festival?

"A cidade é o berço do festival, tanto que o nome inicial era Porto Alegre Jazz Festival. A partir da segunda edição ele passou a ser chamado apenas poa jazz, e assim conseguimos construir um conceito de evento que pôde se alastrar para outras cidades. São Paulo, sendo o centro cultural do país e onde músicos do Brasil inteiro residem, foi a escolha natural de migração de um dos braços do evento."

CV- Como é realizada a escolha dos artistas para o festival?

"Desde seu início, trazemos artistas internacionais, nacionais e locais. Trazemos também muitos artistas brasileiros com carreiras internacionais sólidas, mas que são pouco conhecidos no Brasil. Buscamos dar visibilidade a esses artistas incríveis, bem como trazer nomes consagrados e novos do Jazz mundial, junto dos artistas locais. Isto compõem uma diversidade que têm agradado nosso público".

CV- Um Festival irreverente e de bom gosto. O jazz é um estilo requintado. Como chegaram a essa escolha de um festival de jazz?

"O Jazz,  uma música universal. Hoje pouca gente sabe que a música instrumental brasileira é a que mais toca fora do país. Ao mesmo tempo, é uma música que se adapta e se mescla aos mais diversos estilos com naturalidade, inclusive o Hip Hop. Assim, temos o jazz rock, o Jazz latino, o Jazz eletrônico, etc. Enfim, o jazz se adapta e se mescla com facilidade com outros estilos pela sua essência livre. É importante dizer também, que na lei de incentivo federal a música instrumental e a música erudita também tem algumas facilidades. E por isto também existem muitos festivais de jazz em todo o Brasil. As pessoas não tem como gostar do que não conhecem, e é o papel de um festival dar acesso as pessoas para outros tipos de música fora do mainstream."

CV- Zuza Homem de Mello, na apresentação. Comente a escolha do apresentador.

"Desde o 1º festival,  Zuza tem nos honrado com sua presença. É uma espécie de padrinho do festival e foi o grande homenageado no evento do ano passado. É um grande entusiasta do festival e sempre disponível para ajudar, o que demonstra sua enorme grandeza. Para a música brasileira e para o jazz  Zuza é uma inspiração e uma referência. Não há quem não ame e respeite sua sabedoria musical e sua nobre personalidade. E ele aceitou apresentar o festival em São Paulo com sua habitual garra e do alto de sua essência juvenil como um garoto de 86 anos. Um gigante da cultura brasileira."  

Poa Jazz Festival – São Paulo – 2a edição, acontece dia 12 de novembro, terça-feira, às 20h30

Teatro Opus (Shopping Villa-Lobos – Av. das Nações Unidas, 4777 – Alto de Pinheiros) - Informações e vendas em www.uhuu.com

 

Comentários
Assista ao vídeo