Notícias -

Pombo rosa chama atenção em Belo Horizonte-MG

1 de Novembro de 2019

Nada é mais corriqueiro do que andar pelas ruas de diferentes cidades do Brasil e avistar algumas pombas. Mas, e quando uma delas é cor-de-rosa? O jovem Yuri Senna flagrou uma dessas aves, na última terça-feira (22), em Belo Horizonte, e tirou fotos que despertaram a curiosidade do Brasil inteiro, justamente pela cor surpreendente do pássaro.

O rapaz caminhava pelas proximidades da Estação Carlos Prates, na região Noroeste da cidade, quando a pomba de coloração diferente saltou aos olhos dele. Outras duas pessoas também avistaram a ave e uma delas gravou um vídeo. “Vc viu no Carlos Prates??? Vi um pombo desse hoje a tarde no Carlos Prates perto do metrô”, escreveu um usuário no Twitter.

Tem explicação?

Afinal, o que explica a pomba rosa? A principal aposta nas redes sociais é de que ela foi pintada, mas foram as piadas e os memes que fizeram mais sucesso. As brincadeiras foram desde “pombo do outubro rosa” até “flamingo rebaixado”. Veja parte da repercussão abaixo!

O coordenador do Laboratório de Ornitologia da UFMG – ramo da zoologia que estuda as aves -, Marcos Rodrigues, explicou ao BHAZ que nenhuma espécie de pomba no mundo tem a coloração rosa tão forte.

“Pela foto se trata da espécie comum Columba livia. É uma espécie que não é originária da fauna brasileira. Ela foi introduzida no Brasil no século passado e se espalhou pelas cidades. Existem muitas raças dessa pomba com grande diversidade de coloração, mas nenhuma rosa como na foto”, disse o especialista.

Rodrigues contou ainda que nunca viu nada parecido e que o pombo pode ter sido pintado. No entanto, segundo ele, “colorir” a ave seria uma tarefa difícil: É que a pessoa teria que se manter muito perto da pomba para fazer isso.

Não é a primeira vez

A pomba rosa de BH não é a primeira a despertar curiosidade e levantar questionamentos na internet. O mesmo já ocorreu do outro lado do oceano, na Inglaterra.

Em 2015, várias pombas rosas foram vistas em cidades britânicas vizinhas e o mesmo debate surgiu redes sociais. Na época, as especulações foram desde uma espécie rara até a explicação convicta de que pombas mudam de cor quando comem alimentos cor-de-rosa.

O desfecho foi inesperado, mas rendeu risadas. De acordo com o Daily Mail, o mistério foi resolvido quando um criador de pombos contou que ele pintava seus pássaros de rosa para distrair predadores, mais especificamente os falcões.

Comentários
Assista ao vídeo