Viver - Saúde

Confira três dicas para quem quer empreender na saúde 

31 de Outubro de 2019

Empreender na área de saúde, sem dúvidas, é um desafio. Lidar com um tema tão sensível para a população requer planejamento, previsão e disposição para assumir riscos. Entretanto, para quem se dispõe, esse é um mercado com enormes possibilidades e sempre carente por melhores serviços. 

Entender as peculiaridades e as demandas do setor é essencial para se destacar e se dar bem. Com uma ampla experiência em saúde - em empreendimentos como clínicas e laboratórios -, Antoine Maleh passa três dicas principais para quem quer ter sucesso no segmento. 

 

1- Defina um nicho 

Assim como ocorre em qualquer setor, na saúde, é impossível atirar para todos os lados. O segredo é foco. “Eu, por exemplo, investi em hospitais de transição e em clínicas de bem-estar. Se fosse um hospital com uma clínica de bem-estar acoplada, eu não acreditaria nesse modelo de negócios”, afirma Maleh, sócio das redes Royal Care e U.Clinic

Maleh explica que a falta de crença em um negócio que promete todas as soluções em um só lugar está na dificuldade de recrutar bem os funcionários, treiná-los, retê-los, além de lidar com tantos diferentes processos. “Um negócio com públicos muito variados, tende a ser muito mais difícil de administrar e requer muitos investimentos variados”, salienta. “É melhor ter vários negócios diferentes do que ter um único negócio para vários públicos”, garante. 

2- Considere as tendências 

Empreender em qualquer setor exige preparação e atualização para atender às demandas do mercado. E isso não é diferente com a saúde. Os negócios de Maleh, por exemplo, eram impensáveis há algumas décadas quando os hospitais eram apenas os gerais e bem-estar era investimento limitado a pouquíssimas pessoas. “Hoje as pessoas vivem mais e se cuidam mais. Estar atento a esses movimentos é essencial para começar e para sobreviver em um negócio” afirma. 

Além de observar tendências de mercado no Brasil e, também, no exterior, o empresário recomenda atualizações e cursos constantes, além de contatos com outros setores e com outros empreendedores do mesmo ramo de atividade. 

3. Use o marketing a seu favor 

Embora a área de saúde limite a permissão para ações de marketing, algumas delas são muito eficientes e ajudam a fortalecer o nome e a reputação da marca. Com ações de marketing digital, por exemplo, é possível tornar uma marca conhecida, atingir os clientes atais e também os potenciais. 

Comentários
Assista ao vídeo