Notícias -

Vale detecta anomalia em barragem e aciona emergência

31 de Outubro de 2019

A Vale acionou, na manhã desta quinta-feira (31), o nível 1 do procolo de emergência da barragem Forquilha 4, que fica na mina Fábrica, em Ouro Preto, a 96 km de Belo Horizonte.

A escala de emergência vai de 1 a 3, sendo que só é necessário retirar os moradores de casa a partir do nível 2. No protocolo adotado, a companhia deve adotar medidas para corrigir possível falhas encontradas na estrutura.

Segundo a empresa, a decisão de acionar o plano de emergência é “ preventiva, derivada de avaliação da própria Vale, e acordada com órgãos de fiscalização externos, devido a uma anomalia identificada na barragem durante inspeção de rotina".

Em nota divulgada à imprensa, a companhia adiantou que devido às falhas encontradas, a barragem deve perder a DCE (Declaração de Condição de Estabilidade). A mineradora, contudo, não informou qual a falha foi identificada. A estrutura não recebe rejeitos desde fevereiro deste ano.

Nível de risco

A ANM (Agência Nacional de Mineração) prevê três classificações de risco para as barragens de rejeito no Brasil.  Veja o que significa cada grau:

    • Nível 1: Quando detectada anomalia que resulte no início de uma ISE (Inspeção de Segurança Especial) e para qualquer outra situação com potencial comprometimento de segurança da estrutura;

    • Nível 2: Quando o resultado das ações adotadas na anomalia do nível anterior for classificada como “não controlada”;

    • Nível 3: Quando a ruptura da barragem é iminente ou está ocorrendo.

Comentários
Assista ao vídeo