Notícias -

Doações reforçam e auxiliam o trabalho da APAE Ribeirão Preto

31 de Outubro de 2019

Atenta às questões relativas à pessoa com deficiência intelectual, a APAE Ribeirão Preto presta atendimentos na área da saúde e educação para mais de 464 assistidos e suas famílias. Para reforçar esse trabalho, neste mês, a ONG Sonho Real efetivou a doação de um prédio e o deputado estadual Rafael Silva conquistou R$ 100 mil, por meio de uma emenda parlamentar, em prol da instituição.

Em 9 de outubro, a ONG Sonho Real, sediada no Parque Industrial Tanquinho, doou seu prédio para APAE RP. O local tem, aproximadamente, 750 m2 e dois andares. Materiais pedagógicos e computadores também serão entregues. “Receberemos o imóvel desocupado oficialmente no início de 2021. A ideia é alugá-lo para gerar renda recorrente e, assim, ajudar a custear as despesas operacionais e poder continuar nossa missão”, diz Celso Fujioka, presidente da instituição.

 

A Sonho Real iniciou seu trabalho em 1989, em Ribeirão Preto (SP), atendendo crianças carentes, com deficiências leves e com Síndrome de Down. A instituição nasceu por conta de um casal, da Paróquia Santa Terezinha,  que teve o primeiro filho  com paralisia cerebral e má formação congênita.

“Ele foi assistido pela APAE durante anos, e sentimos a necessidade de ajudar outras crianças deficientes e carentes. Formamos o grupo na paróquia, que foi liderado pelo Padre Francisco Vannerom, e, assim, criamos a ONG”, explica Carmen Zagui, uma das fundadoras.

A diretoria da Sonho Real, após o fechamento da entidade, optou pela doação do prédio para APAE RP por se tratar de uma instituição séria e também por ser um trabalho inspirador para a Sonho Real.

“É importante enfatizar que pessoas que detêm de certo patrimônio, e possuem herdeiros, podem deixar parte desse legado para alguma instituição”, explica Celso.

 Emenda parlamentar

Ainda mantendo seus direcionamentos institucionais, a APAE RP também revela que recebeu do deputado estadual Rafael Silva (PSB) R$ 100 mil. Por meio de emenda parlamentar, o valor será destinado para aquisição de diversos equipamentos e para manutenção da instituição.

A assinatura da nova emenda aconteceu em 11 de outubro, no escritório do deputado em Ribeirão Preto. “É outra grande conquista para a APAE Ribeirão Preto. Com essa renda poderemos incrementar os serviços prestados aos deficientes e suas famílias”, comemora Celso.

Sobre a APAE Ribeirão

A APAE de Ribeirão Preto atende, atualmente, 464 assistidos nas áreas de educação, saúde e assistência social, entre bebês, crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual e múltipla. Essas pessoas dependem integralmente do trabalho e dos profissionais que lá atuam para a reabilitação, melhoria de sua qualidade de vida e para a manutenção do quadro clínico, o que em muitos casos representa até o próprio direito à vida. Para as famílias, a APAE representa o acesso a um serviço gratuito de qualidade com tratamento profissional e cuidados especiais.

A entidade conta hoje com 117 profissionais que prestam serviços especializados de fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, pedagogia, assistência social, neurologia, psiquiatria, enfermagem, nutrição e equipe de apoio. Nos últimos tempos a APAE tem sofrido com a falta de recursos e depende cada vez mais de ações solidárias e de doações da comunidade para a manutenção de seus serviços. Saiba mais sobre a APAE RP em www.apaerpo.org.br.

Comentários
Assista ao vídeo