Notícias -

Tiny Houses, aprendendo a viver com menos

30 de Outubro de 2019

 Por Marcos Eduardo Ferreira 

Conceito de casa pequena, miniatura, minimalista, ecológica, econômica, sobre rodas, um estilo de vida, uma necessidade? Mas afinal, o que levou a explosão e multiplicação dessas mini casas.

Muita literatura foi produzida nas décadas de 80 e 90 com alguns precursores iniciantes da construção de pequenas casas, pequenas empresas, entusiasmados com a satisfação de viver em espaços pequenos.

Após a crise financeira de 2007 a 2009 o movimento “Thiny House “ ganhou força para acomodar uma situação caótica de ações hipotecárias.

Escrever exaltando os benefícios de uma vida minúscula surgiu na década de 1980 e ganhou força no final da década de 90. 

Livros publicados do arquiteto Lester Walker, Tiny, Tiny Houses, The Tiny Book of Tiny Houses e How to Get Away from it All.

The Small House Book (2008), de Jay Shafer, Tiny Homes Simple Shelter, de Lloyd Kahn.

Tiny House Floor Plans, de Michael Janzen: mais de 200 designs de interiores para Tiny Casas (2012)

No ano de 2015 uma grande conquista, foi fundada a American Tiny House Association na Flórida com a missão de promover as pequenas casas. No mesmo ano seria aprovada por unanimidade uma lei de zoneamento a permitir a implantação de comunidades tipo vilarejo de casas.

Tumbleweed Tiny House Company em Sonoma, Califórnia, a primeira empresa dos EUA a vender pequenas casas móveis.

Existem Tiny Houses feitas sobre rodas, semelhantes a um trailer mas construídas com materiais utilizados na indústria da construção civil, tais como, madeira, dry wall, pisos, revestimentos, telhas e etc.

Algumas vantagens de se viver em uma Tiny House:

Economia, qualidade de vida, sustentabilidade e mobilidade.

Redução dos custos com manutenção.

Melhor autonomia e gerenciamento de energia solar, eólica e etc.

Redução de custos com a aquisição da mobília da casa.

Pequenas casas auxiliam as famílias a economizar dinheiro.

Todos nós temos o sonho da casa própria e após uma conquista outro imóvel mais amplo, que vai precisar de mais móveis, que vamos pagar mais IPTU e trabalharemos para pagar sempre mais parcelas do infindável financiamento.

O movimento Tiny House auxiliou as pessoas a aprender a viver com menos.

Para as pessoas que estão sobrecarregadas com os custos  de suas casas assistam a série no Netflix, Living Big in a Tiny House.

Comentários
Assista ao vídeo