Informes -

Du Monteiro aposta em uma abordagem nova para a música sertaneja sem perder as raízes

30 de Outubro de 2019

Dono de grande voz e estilo, Du Monteiro é o mais novo sucesso da geração de cantores sertanejos que fazem sucesso ao resgatar em suas músicas o estilo típico do sertão

Historicamente, o sertanejo é um gênero musical tipicamente brasileiro que foi produzido por volta da década de 1910 por compositores predominantemente do campo. De maneira geral, pode-se dizer que as características mais marcantes desse gênero musical comumente conhecido como "moda caipira" ou atualmente chamado de "modão", é a sonoridade musical marcada pela viola e a preferência de letras centradas em temas de amores - muitas vezes mais especificamente amores não correspondidos- ou temas puramente do coração e da vida no campo.

Essas características da música sertaneja perduraram por muitos anos, mas devido ao processo de urbanização, a sociedade sofreu uma série de mudanças que refletiram enorme impacto em diversos setores da sociedade, incluindo o da música. Com a saída do homem do campo para a cidade, por volta dos anos de 1980 e início dos anos de 1990, o sertanejo do campo ou mais conhecido "sertanejo raiz" passou a ganhar uma nova roupagem, muito propagado na época por cantores renomados como Chitãozinho e Xororó e Leandro e Leonardo. Já nos anos de 2000, a música sertaneja passa por mais uma mudança, levando dessa vez o gênero musical a adotar letras e sonoridade mais voltadas para a balada, levadas a abordagem do "amor sem compromisso" e estilo de vida regado à baladas e bebidas, estilo muito característico da juventude atual.

Com todos esses processos de mudanças, a música sertaneja foi ganhando novas roupagens e dia após dia foi perdendo a essência do sertanejo regional, nascido no campo para retratar a vida e os sentimentos de quem vive nesse meio. Mas pensando exatamente nessa questão, que uma serie de artistas do cenário musical passaram a trabalhar no resgate da música sertaneja raiz, com o intuito da valorização das características tão marcantes e próprias desse gênero tipicamente do Brasil. E é a partir daí que surge uma nova geração de cantores da música sertaneja responsáveis por trazer de volta a cultura do sertão e o estilo do sertão. E é nesse meio que se destaca o mais novo integrante da lista de cantores de sucesso responsáveis pelo resgate da música sertaneja de raiz: Du Monteiro.

Nascido em Minas Gerais, cidade predominante marcada pela cultura sertaneja, Du Monteiro que há oito anos vive em carreira solo, é um dos nomes mais influentes da atualidade responsáveis pelo resgate da cultura sertaneja raiz. Sucesso das noites de Belo Horizonte e do Brasil, o cantor ganha destaque ao fazer suas apresentações com um estilo muito próprio, mas sem perder as raízes do sertanejo. Para o cantor, a valorização da tradição sertaneja é muito importante para aqueles que amam desejam preservar o gênero musical. " eu amo o sertanejo e apesar de todas as mudanças positivas e até mesmo naturais que ocorreram no estilo musical desse gênero, é importante não perder as raízes." Comenta Du Monteiro.

Ao fazer releituras de grandes sucessos da Música sertaneja raiz, Du Monteiro saúda e resgata a música tradicionalmente do campo, mas sem perder a "pegada" atual do gênero. Dividindo palco com outros nomes responsáveis por esse resgate à música raiz, como o grande Chitãozinho, da Dupla Chitãozinho e Xororó, o cantor mineiro de 31 anos traz de volta aos palcos a cultura genuína do sertanejo e arrasta assim, uma legião de fãs que admiram seu trabalho e não deixam de comparecer aos seus shows.

Dono de uma grande energia, Du Monteiro resgata até no seu modo de vida as características do sertanejo raiz. Simplicidade é uma das características mais marcantes do cantor que através do seu jeito humilde conquista a cada ano mais olhares para a sua carreira. Atualmente já reunindo um número de seguidores em suas redes sociais que já ultrapassa a média dos 13 mil seguidores, agora o mais novo componente da nova geração do sertanejo irá dedicar-se a lançar musicais de cunho autoral, músicas estas que reunirão características do sertanejo “atualizado”, mas que se inspiram e refletem também a cultura do sertanejo raiz, gênero musical que mais tem crescido no Brasil.

Comentários
Assista ao vídeo