Colunistas - Rodolfo Bonventti

Presença constante nas nossas telas  

30 de Outubro de 2019

Por Rodolfo Bonventti

ETERNA MEMÓRIA - MAURÍCIO DO VALLE – (01/03/1928 – 07/10/1994)

O carioca Maurício do Valle foi sempre uma presença constante no nosso cinema e nas novelas, a partir dos anos 1960, quando se transformou em um dos atores prediletos dos diretores do Cinema Novo. 

O início da carreira foi no cinema, quando atendeu a um anúncio de jornal que solicitava extras para participarem das filmagens da produção “Tudo Azul” do diretor Moacyr Fenelon.

Ele tinha um tom de voz diferente e um rosto que lembrava os descendentes do agreste brasileiro, e talvez isso tenha contribuído para que ele se tornasse um ator muito disputado pelos diretores nos anos 1960, quando fez grandes filmes nacionais como “A Hora e a Vez de Augusto Matraga”; “Deus e o Diabo na Terra do Sol”; “O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro”; “Terra em Transe”; “Grande Sertão” e “O Profeta da Fome”.

Participou de alguns teleteatros na TV Tupi e a primeira novela foi “A Última Testemunha” em 1968, na TV Record. O sucesso na televisão começou com a sua atuação na novela “Meu Pedacinho de Chão” ao lado de Dionísio Azevedo e Canarinho, exibida pela TV Cultura e pela TV Globo, e em seguida participou de “Jerônimo, o Herói do Sertão” na TV Tupi.

Maurício do Valle marcou presença no cinema brasileiro, onde participou de mais de 60 filmes, e ganhou vários prêmios como melhor ator ou melhor coadjuvante. Esteve presente em fitas dos mais diferentes gêneros, desde dramas como “As Gatinhas”; “A Cartomante”; “O Marginal”; “O Dia em que o Santo Pecou”; “Chão Bruto” e “O Cortiço” até filmes de ação e aventura como “Corisco, o Diabo Loiro”; “A Vingança do Doze”; “Soledade”; “Anchieta, José do Brasil”; “O Caçador de Esmeraldas” e “O Coronel e o Lobisomem”.Na televisão ele teve papéis de destaque nas novelas “Cabocla” na TV Globo; “Pé de Vento” e “Rosa Baiana”, ambas na TV Bandeirantes; “O Tempo e o Vento” e “Roque Santeiro” na TV Globo; “Kananga do Japão”, “Pantanal” e “A História de Ana Raio e Zé Trovão”, todas na TV Manchete.

O último filme de Maurício do Valle foi “Assim na Tela Como no Céu”  em 1990 e na televisão suas últimas atuações aconteceram em episódios do “Caso Especial” e do seriado “Você Decide”, na TV Globo, no início de 1994.

Vítima de diabetes, o ator teve uma série de problemas com a saúde e precisou amputar uma das pernas, o que o deixou muito triste e o afastou da carreira. Ele teve a partir daí complicações cardíacas e faleceu no Rio de Janeiro, aos 66 anos de idade, em 7 de outubro de 1994.

Comentários
Assista ao vídeo