Informes - Canal Jurídico

Gigantes das mídias sociais aderem ao Programa de Enfrentamento à Desinformação

24 de Outubro de 2019

Quatro das maiores plataformas de mídias sociais e de serviço de mensagens do mundo, Google, Facebook, Twitter e WhatsApp se uniram ao Programa de Enfrentamento à Desinformação da Justiça Eleitoral, com foco nas Eleições 2020. A adesão foi anunciada na noite desta terça-feira (22), em cerimônia realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

A solenidade foi conduzida pela presidente do TSE, ministra Rosa Weber, que definiu como nefasto o efeito causado pela desinformação ao processo eleitoral. O principal objetivo do Tribunal, segundo a ministra, é provocar o envolvimento de todas as esferas da sociedade no combate à disseminação de informações enganosas na internet, aperfeiçoando o modelo de ações já implementadas no pleito de 2018.

A ministra ressaltou, ainda, a capacidade que as quatro empresas têm de rebater os efeitos negativos da desinformação, aprimorando tecnologias para identificar o uso abusivo de bots ("robôs") e de outras ferramentas automatizadas de divulgação de conteúdos.

“Espero que possamos chegar ao término das Eleições 2020 convencidos de que o processo eleitoral não sofreu maiores influências do fenômeno da desinformação e de que isso se deveu, e muito, à contribuição dos parceiros do nosso programa”, concluiu a presidente do TSE.

O termo de cooperação foi assinado pelo diretor de Políticas Públicas do Facebook no Brasil, Murillo Laranjeira, pelo diretor de Relações Governamentais e Políticas Públicas do Google Brasil, Marcelo Lacerda, e pelo representante do aplicativo WhatsApp, Thiago Sombra. A rede social Twitter formalizou o acordo por meio de um documento enviado ao TSE.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), des. Carlos Eduardo Cauduro Padin, participou do evento e disse que a adesão é de extrema importância no enfrentamento da desinformação. "Essa é uma responsabilidade conjunta de toda a sociedade, e a Justiça Eleitoral tem feito esforços para fortalecer esse movimento", afirmou ele, que é integrante do grupo gestor do Programa de Enfrentamento à Desinformação, criado pelo TSE.

Também estiveram presentes na solenidade os ministros Luís Roberto Barroso, vice-presidente do Tribunal Superior; Jorge Mussi, corregedor-geral da Justiça Eleitoral; Og Fernandes; Tarcisio Vieira de Carvalho Neto; Sérgio Silveira Banhos; e Carlos Velloso Filho. Compareceram ainda o vice-procurador-geral eleitoral, Humberto Jacques de Medeiros, e outras autoridades e gestores da Corte Eleitoral.

Facebook www.facebook.com/tresp.oficial 

Twitter oficial @trespjusbr 

Instagram @trespjus

Comentários
Assista ao vídeo