Informes -

Augusto Freire: o cabeleireiro autodidata que está entre os melhores do país!

17 de Outubro de 2019

As pessoas sempre se preocuparam com a questão estética. Homens e mulheres sempre buscaram se aperfeiçoar e valorizar sua aparência, e não é de hoje que tratamentos estéticos são um sucesso mundo a fora. Contudo, com a modernidade, as preocupações estéticas pareceram aumentar, ainda mais quando se entrelaçam com as questões de saúde, bem-estar e autoestima. 

O avanço tecnológico, a facilitação dos meios para se tornar um profissional da área e a democratização no acesso a esses serviços também tornaram necessário o surgimento de novas técnicas e profissionais capacitados.

Mais do que isso, para se garantir no mercado, é necessário que o profissional se diferencie dos demais e mostre que pode oferecer algo a mais em relação aos seus concorrentes. Para isso, é preciso ter criatividade e versatilidade.

O cabelereiro de 26 anos, Augusto Freire, não apenas possuí essas qualidades, como também teve essa percepção em relação ao mundo da beleza feminina. Ao iniciar sua jornada profissional, já tinha em mente que seu propósito seria apresentar algo diferente dos demais - não apenas por inovar, mas por oferecer serviços que realmente trouxessem resultados.

 Ele iniciou seus estudos com um curso em 2013, sobre estrutura capilar, e posteriormente outro sobre colorimetria. Só um ano depois, no final de 2014, passou a estudar e realizar mechas nos cabelos de suas clientes. "Para melhorar, eu desenhava minhas mechas em papel e depois lançava nos cabelos. Com cada técnica que eu desenhava, estudava e realizava, me encantava ainda mais com a profissão e os resultados”, conta ele.

Hoje todas as suas técnicas são autorais, mas Augusto precisou percorrer um longo caminho até chegar na posição de referência que ocupa. Vindo de origem humilde, dividiu por muito tempo um pequeno barracão com sua prima, tendo que alternar seu tempo em uma rotina exaustiva, equilibrando os estudos com trabalhos que o sustentavam. Fazendo bicos, foi costureiro em uma confecção, chapeiro em um restaurante e até mesmo pasteleiro.

As coisas começaram a mudar quando passou a cuidar de um salão de beleza para uma tia, em troca de moradia e ensinamentos. Mesmo assim, as oportunidades só vieram aparecer após esse espaço em um pequeno salão, o da Rita Chaves . "Deus colocou um anjo em minha vida, Rita Chaves. Ela me cedeu um espaço em seu salão para atender algumas clientes, sem cobrar nada por isso". Mesmo no início da carreira, as clientes faziam filas na calçada para serem atendidas. "Eu ficava louco, mas atendia todas elas. Foi quando eu vi que a cidade de Senador Canedo estava ficando pequena, então mudei para Goiânia ainda em 2018".

Hoje, Augusto é um dos maiores cabelereiros de Goiânia. Com mais de 48 mil seguidores no Instagram e 10 mil visitas mensais em seu perfil, não é incomum que receba mais de 50 mensagens por dia, perguntando sobre seus serviços. Mulheres de todo Brasil fazem questão de ser atendidas exclusivamente por ele, como no caso da influencer Hariany Almeida (@harialmeida_). 

Suas técnicas autorais, com resultados concretos, seu carisma e a preocupação não só com a parte estética, mas também a saúde dos cabelos das clientes, fizeram de Augusto um sucesso. Mas não é apenas isso que motiva o cabelereiro – vendo sua própria história, ele enxergou a importância de outras pessoas o ajudarem, e pretende fazer o mesmo. "Hoje meu foco é poder trabalhar para mudar a vida das pessoas, não só de clientes, mas também dos profissionais que tem potencial e precisam de alguém que acredite neles".  

Comentários
Assista ao vídeo