Notícias -

Grafeno na construção civil: Minas Gerais produz 70 mil toneladas por ano da matéria-prima

17 de Outubro de 2019

Por Marcos Eduardo Ferreira

O Grafeno foi descoberto em 2004, na Universidade de Manchester na Inglaterra. Cristal bidimensional, formado por átomos de carbono hexagonais, possui características extraordinárias:

- 200 vezes mais resistente que o aço.

- 1 Milhão de vezes mais fino que um fio de cabelo.

- 100 vezes mais condutividade elétrica do que o cobre.

- Impermeável, impedindo a passagem até mesmo do Hélio um gás extremamente leve, mas permeável a água.

- 98% transparente - é barato, sua matéria prima é abundante

No Brasil, em Minas gerais, produz 70 mil toneladas/ano da matéria-prima do grafeno. Há um potencial enorme para o grafeno na construção civil, Universidades do mundo todo avançam suas pesquisas para novas utilizações em paredes, iluminação, sensores, baterias, painéis solares, concreto, aço, cabos de aço, isolantes térmicos e tantos outros materiais que serão modificados com a adição do grafeno.

Universidade do Mackenzie, em São Paulo, foi criado o primeiro laboratório a pesquisar e produzir projetos voltados para a fotônica e a optetetrônica. ”Futuramente, o MackGrafe irá se dedicar também ao uso do grafeno na construção civil”* Universidade de Exeter criou um tipo de concreto que aguenta duas vezes mais peso e resiste quatro vezes melhor a água utilizando o grafeno em sua composição.

Outra vantagem é que por cortar em quase 50% outros matériais necessários para sua fabricação, isso por sua vez permite uma redução de emissão de 446 quilos de gás carbônico por tonelada de concreto produzido.

Universidade de Zhejiang, na China, as pesquisas têm sido realizadas em torno do Aerogel de densidade 0,16 miligramas por cm², o material tem sido testado como antídoto contra reações álcaliagregados, como revestimento anticorrosivo de estruturas mistas (aço e concreto) e como isolante termo acústico.

*Leila Figueiredo de Miranda – (Professora-doutora-curso de engenharia do Mackenzie).

Comentários
Assista ao vídeo