Colaboradores - Tânia Voss

Exclusivo - Conto de Casa com Carol Levy

16 de Outubro de 2019

Confira a entrevista exclusiva com o maior fenômeno de popularidade

Carol Levy arrebatou o público paulistano em 2017, quando veio a São Paulo com o seu espetáculo Canta Bicho. Fenômeno de popularidade no Nordeste há bastante tempo graças à sua criatividade e carisma, também conquistou um público grande por aqui, ela que tem três DVDs e um CD em seu currículo.  

Agora, a cantora, compositora e contadora de histórias volta à capital paulista para apresentar o show Conto de Casa, uma deliciosa experiência repleta de músicas e histórias e com direito a muita interatividade com o público.  

As apresentações, com entrada gratuita, acontecem em dois fins de semana seguidos, de 18 a 27 de outubro, de sexta a domingo às 17h, com sessão extra aos sábados às 15h.  

Em Conto de Casa, a cantora convida a plateia a participar de toda a montagem, ora cantando junto, ora sugerindo o que acontecerá na história e até ajudando a artista a cozinhar uma sopinha, por exemplo.  “A gente investe na imaginação das crianças, não dá as coisas de mão beijada, fazemos muito com pouco”, reflete 

No palco, Carol Levy é acompanhada por Carlinhos Borges, seu diretor musical e marido. “Resolvemos fazer isso juntos e sozinhos, como um resgate à época em que começamos esse trabalho de contar e cantar histórias nas livrarias lá em 2010. Isso também facilita a nossa interação com o público”, explica.

Aqui, tudo o que você gostaria de saber sobrea a Carol. Confira:

CV - Comente um pouco sobre a sua infância? Foi a base para essa missão tão positiva nos dias de hoje?

Eu fui uma criança muito inventiva e brincalhona. Adorava fazer apresentações musicais e teatrais para a minha família na sala de casa. Essa vocação artística realmente nasceu comigo e eu sempre busquei mantê-la acesa. Eu não diria que a minha infância foi a base, acho que o meu jeito meio menina moleca fez com que a aproximação com as crianças fosse muito fácil. Primeiro eu escolhi trabalhar com a Literatura Infantojuvenil. Foram muitos os livros que me encantaram. O poder daquelas mensagens fez meus olhos brilharem. Quando comecei a mergulhar nas histórias e entender o quanto aquilo poderia ser valioso para a educação emocional das crianças, resolvi unir a música às histórias. Voilá!

 

CV- O que significa o Teatro para você?

Teatro é entrega. Tanto para quem faz quanto para quem recebe. No momento em que você sobe no palco, abre o seu coração e usa todo o seu corpo em prol de enviar uma mensagem através da arte. A arte desperta emoções. As emoções conectam  pessoas, faz com que elas pensem em coisas que jamais pensariam, perturba, inquieta, faz chorar e sorrir. Quem senta naquelas poltronas e se abre para receber arte, troca muita energia com os artistas que ali estão. Troca, sinergia, libertação, leveza, amor. Estar num palco, para mim, é me sentir plena.

CV - Comente esse método de interação, diversão e aprendizado. Quando tudo começou?

Começou de forma absurdamente espontânea, quando eu decidi unir as histórias às músicas. Como disse, me encantei com os livros pois percebi o que havia nas entrelinhas sugeridas por tantos escritores e histórias brilhantes. O que eu não sabia era o quão forte isso era. No decorrer dos anos de trabalho, recebi e ainda recebo feedbacks emocionantes por conta de uma história que contei, de uma música que cantei ou frase que disse num espetáculo. Imagina só o que é receber a mensagem de uma mãe, que perdeu sua filha há 15 dias, agradecendo pelos momentos de magia e paz que eu proporcionei no final de sua vida? De ouvir a voz fraquinha dessa criança imitando você e sorrindo? Nossa, isso é arrebatador. Perceber as famílias unidas durante o espetáculo e observar as crianças alegres ao virem seus pais ativos no show é muito gratificante. Tudo começou quando eu entendi que criar conteúdo educativo para crianças é um trabalho de formiguinha nadando contra a corrente mas que vale todo o esforço.


CV - Você é um fenômeno de popularidade no Nordeste. Como você encara isso e comente esse diferencial, qual é ele, que faz seu sucesso?

Eu não sei se poderei responder direito essa pergunta. Conheço muitos artistas incríveis, pessoas super talentosas que fazem um lindo trabalho. Mas, tentarei explicar tecnicamente o que enxergo: acho que, por ser cantora e contadora de histórias, por ser acompanhada por Carlinhos Borges, um diretor musical incrível e ainda ter o privilégio de ser casada com ele, nos possibilita criar e experimentar muitas coisas legais para o show fluir de uma forma bem mágica. Mas confesso que, para mim, o mais importante é a troca com o público. Eu adoro observar todos os movimentos, me sinto desafiada diante de uma plateia mais morna, faço de tudo para arrancar um sorriso de pessoas sérias, adoro aproveitar as pérolas que as crianças soltam, provocar os adultos falando da importância do afeto, presença, limite e empatia com os filhos. Ah, é muita coisa. O palco é o meu local de trabalho preferido e, por ficar assim, tão serelepe, eles entram na dança comigo e todo mundo vira criança.

Workshop “Também Quero Contar Histórias” 
O estilo e o modus operandi de Carol Levy no palco são tão marcantes que é natural que ela realize concorridos workshops. O em São Paulo ocorrerá no segundo domingo da temporada de Conto de Casa, no dia 27 de outubro, na Caixa Cultural São Paulo. 

  Durante a aula, Carol vai falar sobre a importância de contar histórias, as técnicas da narrativa, os erros cometidos, dará sugestão de livros e muito mais. “É uma delícia, pois abro o meu coração, falo de forma muito prática, dou noções de corpo, voz, dinâmica, contato com o público, tudo o que acho fundamental”, explica Carol. 

 Outra preocupação é a de ouvir com atenção as pessoas que participam, buscando atender as necessidades específicas de cada uma delas. Seus quase 11 anos de bem-sucedida experiência, com um trabalho inspirado em artistas como Helio Ziskind, Palavra Cantada e Bia Bedran, entre outros, ficam à disposição dos participantes. 

 A inscrição é limitada para 25 pessoas e acontecerá somente pelo e-mail contato@carollevy.com.br . A classificação é para maiores de 18 anos.  

Mais informações: http://www.carollevy.com.br/  

 Canal de Carol Levy no Youtube:  

www.youtube.com.br/carollevyvideos    

Comentários
Assista ao vídeo