Colaboradores - Valéria Calente

Don Giovanni – Teatro Opera de Roma

12 de Outubro de 2019

Fui recentemente apresentada à música clássica e ópera, e devido à competência, sensibilidade e conhecimento de meu professor, me tornei a mais devotada aluna e avida admiradora desse gênero musical.

Tive a sorte de, em curta visita a Roma, cidade eterna, ser brindada com uma apresentação moderna de Don Giovanni, em um teatro absurdo de tão lindo, aliás como toda a cidade.

Mas trata-se de uma montagem não convencional. O figurino é moderno, são abordados temas como homossexualismo e Dona Elvira se apresenta, no berço do catolicismo, como uma freira.

Para o diretor inglês Graham Vick de sessenta e cinco anos, esta é a sexta produção de Don Giovanni.

O público entra na sala e está nas nuvens. Duas nuvens gigantes de papelão suspensas enchem o palco. Impressas nelas o título completo da obra: "Don Giovanni” “o dissoluto punido".

Mas não são nuvens brancas tranquilizadoras, mas cinza: a cor que nos acompanhará durante todo o show. Assim que são criados, um Leporello com um guarda - chuva aberto aparece, para se proteger da chuva (que cai apenas na cabeça), enquanto o bonito Don Giovanni com o peito nu persegue uma Mulher – Dona Anna em uma versão desesperada da dona-de-casa, pijama e meias.

O Comendador entra em cena com um andador, um pobre velho que o protagonista não luta para matar: Don Giovanni, por outro lado, é superior a tudo, ele pode fazer tudo.

É um Don Giovanni entediado, de terno cinza e guarda-chuva preto, que vagueia pelo palco sem muito desejo.

A recitação das cantatas é conduzida com grande habilidade e a orquestra dá um show.

O Comendador não será o único a julgar Don Giovanni,  mas o próprio Criador, na nuvem cinza onde Santo Sudário é reproduzido.

O dedo gigantesco apontado para Don Giovanni é de fato o de Deus (o Deus de Michelangelo na criação da Capela Sistina), mas é papelão, tanto que Don Giovanni, cansado de ser acusado, quebra o dedo e atira no chão.

Se o diretor pretendia despertar controvérsia e agitação no público conseguiu.

Algumas cenas são lascivas demais para conviver com a música de Mozart, mas Don Giovanni sobrevive, pois Mozart é muito maior.

Ansiosa por poder assistir a versão original.

Comentários
Assista ao vídeo