Notícias -

TJSP realiza mutirão para reconhecimento de paternidade em Itaquera

12 de Setembro de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 No próximo sábado (14), crianças e adolescentes da região de Itaquera que não têm o nome do pai no registro de nascimento terão a oportunidade de mudar essa situação com o projeto Paternidade Responsável, que acontece na Obra Social Dom Bosco.

Paternidade Responsável, de autoria da Corregedoria Geral da Justiça de São Paulo, atenderá em torno de 10.500 mães, que receberam uma carta-convite para participar do mutirão. Tendo em vista a grande quantidade, serão dois dias de trabalho: para este sábado foram convocadas cerca de cinco mil mães e as demais serão atendidas no dia 19 de outubro. No local, poderá ser feito o reconhecimento e, na dúvida da paternidade, o pai poderá colher o material para análise do DNA.

 A novidade é que desta vez não será colhido sangue para a realização do exame de DNA e, sim, saliva do suposto pai e do filho no próprio local do atendimento. Isso foi possível graças à parceira firmada entre o TJSP e o Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc).

Caso o suposto pai não compareça, a mãe sairá com data marcada para audiência que acontecerá brevemente no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). Neste dia, caso o reconhecimento seja infrutífero haverá remessa de processo com autuação judicial ao Ministério Público ou à Defensoria Pública.

A imprensa pode acompanhar desde que não identifique as famílias – especialmente as crianças e adolescentes – sem prévia autorização.

Local: Obra Social Dom Bosco

Endereço: Rua Álvaro de Mendonça, 456 - Itaquera

Horário: das 10 às 17 horas

 

Comentários
Assista ao vídeo