Colaboradores - Tânia Voss

Banda Sunday marca estreia de série dos bastidores do pop brasileiro

10 de Outubro de 2019

História Secreta do Pop Brasileiro: dirigida pelo jornalista André Barcinski, traz Gretchen, Raul Gil, Os Pholhas, Dudu França e Gilliard entre outros.

A Kuarup lançou nesta terça-feira (8/10), com um show da banda Sunday, no Blue Note em São Paulo, a série documental História Secreta do Pop. Dirigida por André Barcinski, a série de oito episódios estreia nesta sexta-feira (11/10) no canal Music Box Brasil. O show teve participações especiais de Gilliard, das Harmony Cats e de Paulo Massadas, da dupla de hitmakers Sullivan e Massadas, que cantou alguns de seus sucessos em uma rara apresentação do compositor, atualmente morando em Los Angeles. Nomes como o do jornalista e escritor Júlio Maria e a cantora Claudete Soares estiveram presentes para prestigiar o evento.

SÉRIE DE TV DESVENDA OS BASTIDORES DA MÚSICA POP BRASILEIRA NOS ANOS 70 E 80

De Xuxa, Gretchen, Balão Mágico a Fábio Jr: é quase impossível achar um brasileiro que não ouviu, pelos menos uma vez na vida, um hit desses e outros ícones da música pop brasileira nos últimos 40 anos. Difícil é conhecer os bastidores inusitados por traz da criação dessas obras. Isso é o que revelará a série de TV História Secreta do Pop Brasileiro, dirigida pelo jornalista cultural André Barcinski, com produção da Kuarup. A atração estreia no dia 11 de outubro, às 22h30, no canal por assinatura Music Box Brazil.

História Secreta do Pop Brasileiro se divide entre a linguagem documental, com mais de 60 entrevistas de personagens-chave da indústria. Alguns deles são Paulo Massadas, Raul Gil, Gilliard, Hélio Costa Manso, Prini Lorez, Dudu França, Jorge Danel, Frank Bruno, Paulo Massadas, Edgard Poças, Carlinhos Borba Gato, Pholhas e Regina Shakti. Também explora o formato musical com interpretações exclusivas de faixas citadas ao longo da obra audiovisual. A série, que tem narração do ator e cantor e compositor tropicalista Arrigo Barnabé, é estruturada em oito episódios temáticos.

O primeiro deles, Os Clones, trará à tona curiosidades sobre artistas brasileiros que emplacaram músicas nas paradas de sucesso nacionais imitando cantores de sucessos internacionais, tais como Trini Lopez (arranjador americano de 2x2, ritmo dançante que lembra o baião brasileiro), Dee D. Jackson (cantora inglesa da disco music) e Genghis Khan (banda pop alemã). Os entrevistados são cantor argentino Jorge Danel, a jornalista e DJ Cláudia Assef, o cantor José Gagliardi Júnior, o compositor Carlinhos Borba Gato e a cantora Regina Shakti.

Outro capítulo exclusivo abordará os operários da música, termo em que Barcinski se refere às bandas de estúdio responsáveis por gravarem a parte os instrumentais para que cantores pusessem as vozes por cima. Em quase todas essas ocasiões, o reconhecimento do trabalho era restrito aos intérpretes, “pois não havia uma preocupação de informar quem tocava nas faixas. Eram bandas com os discos mais vendidos no país”, afirma o diretor da série. Os personagens entrevistados são os irmãos Carezzato, integrantes da banda Os Carbonos, responsáveis por cerca 50 mil músicas em 30 anos de carreira, a destacar ‘Fuscão Preto’, ‘É o Amor’, ‘Feelings’ e ‘Domingo Feliz’.

 

História Secreta do Pop Brasileiro também desvendará onda nos anos 70 de brasileiros que se passaram por artistas internacionais, a exemplo de Fábio Jr; compositores desconhecidos responsáveis pela explosão da música infantil nos anos 80; bandas de baile, consideradas a escola do pop brasileiro; e o trabalho do produtor musical Mister Sam. Trata-se da alcunha do argentino Santiago Malnati, responsável por lançar Gretchen à carreira nacional.

A série de TV, que é baseada no livro Pavões Misteriosos (Editora Três Estrelas, 256 páginas, 2014), de Barcinski, é o primeiro trabalho audiovisual da Kuarup. A empresa já atua como gravadora, editora de livros, produtora de shows e projetos culturais.

Um dos diferenciais atrativos da série História Secreta do Pop Brasileiro é a trilha sonora. O diretor foi a estúdio para propor performances exclusivas a alguns dos entrevistados das produções que deram vida ao roteiro da série da TV. Como resultado, um disco disponibilizado nas plataformas de streaming, com direção musical de Hélio Costa Manso, líder do grupo de rock The Mustangs. O repertório inclui Feelings, de Gaste Lou Lou e Morris Albert, que ganhou interpretação de Dudu França e banda Sunday; Tell Me Once Again, de Barbosa Anderson, que recebeu voz da banda Pholhas; e O Menino da Porteira, de Teddy Vieira, que ganhou roupagem nova com Diego Jimenez e Coro, entre outras pérolas do pop brasileiro.

Estreia da série de TV História Secreta do Pop Brasileiro

Estreia: 11/10, às 22h30

Canal por assinatura: Music Box Brazil

Produção: Kuarup

Direção geral: André Barcinski

Episódios: 8

Duração:

Novos episódios: sextas-feiras, às 22h30

Reprises: Sábados, às 10h30; Domingos, às 18h30; Terças, às 13h30.

Classificação indicativa: Livre
 
Smart Link “Trilha Sonora” - https://orcd.co/7xnvej4 

Comentários
Assista ao vídeo