Business - Agronegócio

Fazenda Água Milagrosa é eleita melhor criadora e expositora da Expo Rio Preto

7 de Outubro de 2019

Criatório levou ainda Grande Campeonato de touro, com Vinho FIV, prêmio máximo da categoria no julgamento de raças

O criatório Fábio Zucchi Rodas, pertencente à Fazenda Água Milagrosa, levou, pelo segundo ano consecutivo os títulos de melhor criador e melhor expositor da raça Tabapuã durante a 57ª edição da Expo Rio Preto. Ao todo, participaram da disputa, oito criatórios dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A feira foi realizada em Rio Preto, entre os dias 2 e 6 de outubro.

Vinho FIV, touro do plantel Água Milagrosa, foi o grande destaque no julgamento de raças. O animal levou o Grande Campeonato da raça e também o título de Melhor Touro Jovem, reforçando o DNA campeão, pois é filho de Radiado FIV e Palas FIV de Tabapuã. Não é a primeira vez que animal é premiado, Vinho também se destacou na edição 2019 da Expozebu, maior feira de zebuínos do mundo, realizada em abril, em Uberaba (MG). No evento, o animal foi o Campeão Júnior Maior e, em 2018, na 56a edição da Expo Rio Preto, foi o bezerro Reservado Campeão.

É o terceiro ano consecutivo que a Fazenda Água Milagrosa leva o grande campeonato de touros, prêmio máximo da categoria no julgamento de raças. Em 2017 e 2018, o touro Urro FIV foi o grande campeão.

O criatório também levou outros prêmios importantes na edição 2019 da Expo Rio Preto - Campeã Novilha Maior com Aqua FIV, Campeão Bezerro com Abstrato FIV de Tabapuã, Reservador Júnior Maior com o touro Del Rey, Reservada Campeã Fêmea Jovem com Vida FIV, Reservada Campeã Bezerra, com Absurda FIV e também foi campeão em Progênie de Mãe, Progênie Jovem de Pai e Progênie de Pai.

“As premiações são o reconhecimento de um trabalho árduo no desenvolvimento da raça, perpetuação das características do Tabapuã, sempre com foco no melhoramento genético para a precocidade e melhoramento da carne brasileira, ações as quais a Fazenda Água Milagrosa vem investindo com afinco ao longo dos anos. Dedicamos esses prêmios aos nossos colaboradores, a verdadeira família Junqueira Rodas, que dia a dia se esforçam em preservar a memória do criatório Fábio Zucchi Rodas, fazendo com que a Água Milagrosa seja referência em Tabapuã em todo o Brasil”, frisa a pecuarista e produtora rural, Sarita Junqueira Rodas, CEO do Grupo Junqueira Rodas, empresa a qual a fazenda pertence.

A Fazenda Água Milagrosa, considerada berço da raça, é hoje a primeira no País no ranking da raça Tabapuã, e há oito anos figura como a melhor criadora e expositora do Brasil, segundo avaliação da Associação Brasileira de Criadores de Tabapuã (ABCT).

História da raça

O Tabapuã nasceu na Fazenda Água Milagrosa. A raça foi desenvolvida a partir de pesquisas zootécnicas coordenadas pelo antigo proprietário, a família Ortenblad. Após anos de estudos e cruzamentos, foi reconhecida pelo Ministério da Agricultura e é considerada hoje a primeira raça zebuína genuinamente brasileira.

A família Junqueira Rodas adquiriu a propriedade há 13 anos, quando o patriarca Fábio Zucchi Rodas ainda era vivo e comandava a empresa. O empresário acertava mais uma vez, visionário que era. Na última década, entre as raças zebuínas existentes no Brasil, o Tabapuã figura entre as cinco que mais expandiram o rebanho, 52,5%. Hoje, o gado está espalhado por todo o País - são mais de 423 mil animais.

Plantel
Para garantir um plantel diferenciado, a Água Milagrosa investe pesado em melhoramento genético. Os animais participam do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ), promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) e são submetidos, periodicamente, a provas de ganho de peso da associação, que identificam animais com alto desempenho produtivo e biotipo mais adequado para a produção de carne”, detalha Rodrigo Lemo, responsável pelo setor de pecuária do Grupo Junqueira Rodas.

O excelente tratamento dado aos animais e as vantagens da raça fazem com que o Tabapuã da Fazenda Água Milagrosa venha conquistando inúmeros prêmios. Na propriedade, está localizada a maior sala de troféus do País. São mais de 1,9 mil conquistas em diferentes julgamentos e provas pelo Brasil.

“Todos os animais da raça Tabapuã da Fazenda Água Milagrosa são certificados por meio de seu DNA, que comprova origem, filiação, registro e produção de acordo com protocolos do Ministério da Agricultura e registro na Associação Brasileira de Criadores de Zebus (ABCZ)”, destaca Lemo.

Comentários
Assista ao vídeo