Business -

Quem é Pedro Superti, a principal referência de marketing de diferenciação do Brasil

7 de Outubro de 2019

Como se destacar em um mercado cada vez mais competitivo e ter sucesso no mundo dos negócios? Quem desvenda essa questão é Pedro Superti, especialista em marketing de diferenciação e criador da metodologia Fator X, seu trabalho é ensinar diversas organizações a se tornarem referência e dominarem o mercado usando técnicas de diferenciação, branding e posicionamento.

Ao longo de quase 20 anos de carreira, Pedro desenvolveu o mais confiável e avançado método de diferenciação e posicionamento do Brasil, o Fator X, que visa tornar a concorrência irrelevante ao colocar à venda não apenas um produto ou serviço, mas uma visão de mundo. Seu trabalho influenciou diretamente mais de dez mil clientes, gerando mais de R$700 milhões em acréscimo de vendas diretas para inúmeras empresas.

Pedro Superti é o profissional mais requisitado da área e um sucesso nas redes sociais: são 776.379 seguidores no Facebook, 274 mil seguidores no Instagram, 202 mil assinantes via e-mail e 55 milhões de visualizações em vídeos onde o mentor compartilha dicas e experiências para quem está disposto a fazer a diferença no mercado.

Nesta entrevista, ele conta os diferenciais de seu trabalho e como faz para mudar a realidade de empresas pelo Brasil afora.

O que é o Marketing de Diferenciação?

É o marketing voltado para que as empresas se posicionem de uma maneira diferente e se diferenciem para sair da guerra de preços e de uma concorrência predatória. O Marketing de Diferenciação ajuda empresários a se posicionarem como líderes de seus mercados, fazendo com que suas marcas se transformem em um movimento com clientes fiéis e fãs para a vida inteira. Mas essa diferenciação não é apenas sobre ser diferente, é sobre ser surpreendente. Isso é ser diferente de um jeito que o cliente queria, mas não esperava.

Na prática, como descobrir se uma empresa precisa de estratégias de diferenciação?

Primeiro ponto: o cliente vê valor no que você está criando? Para descobrir isso é preciso conhecer muito bem esse cliente e saber se as mudanças que estão sendo feitas no negócio estão alinhadas com aquilo que seu público valoriza. Não adianta nada criar algo super diferente e entrar numa zona desconhecida que não faz sentido para as pessoas que você quer atingir. O segundo ponto é descobrir se existe demanda por aquilo que você quer oferecer. Muitas vezes você ser o primeiro a criar algo novo pode ter um risco muito grande porque o mercado talvez ainda não tenha a cultura necessária para entender seu produto. O terceiro e último ponto é não ser influenciado pela moda do momento. Algo que é sucesso absoluto de vendas hoje vai ter o mesmo desempenho daqui alguns anos? É mais interessante investir em algo perene que sempre estará na mente do consumidor.

O que é o Fator X e como as empresas podem aplicar essa estratégia?

O X da questão é aquela característica que torna o produto ou serviço único e desejado, é aquilo que faz com que ele seja diferente dos demais. No curso Fator X eu ensino as empresas a descobrirem essa característica e, com o posicionamento correto, é possível vender de três a dez vezes mais em muito pouco tempo. A partir do momento que você descobre qual é seu propósito você passa a vender uma visão de mundo, uma experiência, e mesmo que a concorrência copie sua ideia e venda um produto similar por um preço mais baixo ela não vai ter o mesmo sucesso que o seu negócio porque essa característica é só sua e isso não tem como copiar. O curso deu tão certo que nós desenvolvemos o Fator X Live, maior evento de marketing de diferenciação do mundo, onde os participantes têm contato com os melhores e mais importantes profissionais nacionais e internacionais que compartilham as técnicas, ferramentas e estratégias sobre como fazer o negócio crescer e ser um sucesso.

Em suas palestras você fala bastante sobre vender o intangível. O que isso significa?

A pergunta que eu mais recebo é “Como faço para me diferenciar em tal coisa?”. O que mais tem no mercado são empresas vendendo coisas tangíveis, coisas técnicas que mexem com nosso lado racional. Um tênis, por exemplo, ou uma roupa. Quando você vende apenas um objeto, algo tangível, isso faz com que você seja comparado com diversas outras marcas que vendem a mesma coisa. É preciso fugir dessa venda técnica: o cliente precisa saber que não está comprando apenas um tênis, e sim uma experiência, algo muito maior que um objeto. As coisas que mais valem a pena na vida não podem ser tocadas, elas são intangíveis. Por isso, a marca precisa estar ligada ao lado emocional do cliente.

O que o empreendedor brasileiro precisa levar em conta para ter um negócio de sucesso?

Toda empresa precisa ter visão: seu negócio deve estar voltado para o futuro, não para o passado. Outra característica que acho importante é a autenticidade. Autêntico é quando você faz o que acredita, não aquilo que esperam que você faça. É preciso colocar em prática aquilo que se acredita mesmo que isso desagrade uma ou outra pessoa, porque as pessoas que concordam com você vão ser os fãs que defendem e promovem sua marca. A autenticidade está diretamente ligada aos valores da sua empresa: deixe bem claro o que você acredita e o que não acredita, o que você apoia e o que você não apoia. Entenda que as pessoas têm pontos de vista diferentes, mas nunca se desculpe por ser quem você é. E lembre-se que é preciso ter ao seu lado pessoas que acreditam na sua ideia. Tenha na sua equipe profissionais que, além de competentes, concordam com sua visão e estão dispostos a ir para a batalha junto com você.

Sobre Pedro Superti

Pedro Superti é especialista em Marketing de Diferenciação e criador do Fator X, melhor e mais avançado método de diferenciação do Brasil. Fundador e CEO da Para o Alto e Avante, em quase 20 anos de experiência já ajudou mais de dez mil clientes a dominarem o mercado usando técnicas de diferenciação e posicionamento que geraram mais de R$700 milhões em acréscimo de vendas diretas. Desenvolveu diversos cursos e palestras que são sucessos de bilheteria, como Fator X Live, Magic, Imersão Magic nos Estados Unidos, Clientes Infinitos, Mentoria Freedom e Hey Heey Heeey Experience. Ao ensinar os clientes a venderem não apenas um produto ou serviço, mas sim um propósito, Superti ensina como tornar a concorrência irrelevante. Ele acredita que através do empreendedorismo é possível mudar a vida das pessoas e fazer do mundo um lugar melhor.

Site: https://pedrosuperti.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/pedrosupertioficial/

Instagram: https://www.instagram.com/pedrosuperti/

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCFsWuKSvaK3IG1fcoxpVLCw

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/pedrosuperti/?originalSubdomain=br

Comentários
Assista ao vídeo