Informes -

Frei Alex Nuno esclarece pontos sobre a relevância da Igreja Católica em favor dos mais necessitados

3 de Outubro de 2019

Amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a ti mesmo (Mt 22,34-40). Eis o primeiro dos mandamentos, uma espécie de convite à partilha, serviço e doação através do simples ato de amar. Alicerçada neste ensinamento, a Igreja Católica, em especial, permanece atuante e cumprindo seu papel na vida dos mais necessitados.

Historicamente, o catolicismo esteve sempre presente dentre as características identitárias comuns à maior parcela da população. É possível assim estimar seu poder influenciador e importância da atuação da mesma, incentivando fiéis a agir em favor dos pobres.

A Igreja Católica mostra-se presente nas comunidades carentes seja por meio de atividades exercidas por pastorais, ou por iniciativa própria de seus fiéis. Estes cristãos, atuando individualmente ou em grupos, se dedicam a seguir, passo a passo, os ensinamentos deixados através do Evangelho, objeto de reflexão durante as homilias nas missas.

A caridade é reconhecida como premissa da fé católica, sendo os fiéis sempre motivados a participar de movimentos sociais e ações que visem a defesa dos fragilizados. Grupos de voluntários são impelidos a participar ainda de Conselhos Municipais na busca constante pela manutenção, melhoria ou até mesmo pela garantia de outros direitos até então negligenciados.

Frei Alex Nuno, que tem cativado o público com sua participação especial nas redes sociais, principalmente através de seu Instagram pessoal @freialexnuno, fala sobre a importância da atuação da Igreja Católica em comunidades carentes. Segundo o frei, que possui considerável vivência com este público, o catolicismo exerce papel fundamental na construção de um caráter caridoso e na promoção de mudanças na realidade das pessoas mais pobres.

As ações promovidas pela Igreja têm como centro a valorização da pessoa no sentido mais profundo que se possa definir. Ajudas são concedidas, mas sem deixar de reafirmar que todos têm sua vez, dando uma motivação para que sigam em busca de seu espaço e realização pessoal.

Sentir a presença de Deus nos excluídos sociais é uma condição que deve ser trabalhada dia após dia, uma atitude positiva reforçada por Frei Alex Nuno: “não é difícil amar o próximo e agir em favor dele quando este é alguém da sua família, algum vizinho ou conhecido, e por isso devemos nos portar de modo que esse amor não se restrinja a este grupo de pessoas”, comenta. 

O convite é para que não só católicos possam analisar os mandamentos e demais ensinamentos, e respeitá-los de fato. Devemos todos nós sair de nossa zona de conforto para agir em favor daqueles que necessitam de nossa boa vontade.

Comentários
Assista ao vídeo