Informes - Canal Jurídico

Quality Management e 8º Fórum LIDE de Agronegócio estão entre os eventos da semana

2 de Outubro de 2019

Dr. Rafael Barioni e Dr. Rubens Zampieri Filardi, sócios do escritório Sanchez & Sanchez Sociedade de Advogados, participarão nesta semana do Quality Management e do 8º Fórum LIDE de Agronegócio, um dos principais eventos da agenda nacional do setor.

Na quinta-feira (03/10), Dr. Rafael Barioni estará presente no Quality Management - Ações para implantação de um sistema de inovação integrado ao sistema de gestão da qualidade. O evento, que será realizado na FAAP de Ribeirão Preto-SP e ministrado por Eduardo Gouveia Monteira, abordará os seguintes tópicos: Conscientização da alta direção da necessidade da inovação de seus processos e soluções oferecidos aos clientes; Preparação dos colaboradores para um sistema de inovação; Apresentação de requisitos dos clientes sob uma nova ótica; Incorporação de técnicas de mudança e auditoria de inovação; Implantação de um sistema de planejamento e controle de inovação.

Já na sexta-feira (04/10), Dr. Rubens Zampieri Filardi representará o escritório no 8º Fórum LIDE de Agronegócio. O evento, que acontece no Hotel JP e promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, recebe importantes autoridades, como o secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Marcos Troyjo; o deputado federal Arnaldo Jardim; o secretário estadual da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Gustavo Junqueira; o prefeito da cidade-sede, Duarte Nogueira; além de 200 presidentes e dirigentes de empresas, cooperativas e especialistas.

Neste ano, o Fórum apresenta como tema central: “A inserção internacional do Agronegócio”, onde também serão discutidos assuntos como novos mercados, segurança jurídica, marcas, tecnologia e meio ambiente. Uma das novidades desta edição é o momento “Prêmio Startup”. Em parceria com a Onovolab, maior centro de inovação independente do País, o LIDE reconhece as melhores ideias e soluções focadas para o setor.

“O agronegócio brasileiro vem evoluindo de forma notável. O desenvolvimento e a incorporação de tecnologias, a capacitação de recursos humanos, e melhorias na gestão fizeram com que o Brasil deixasse a condição de importador de alimentos, como era na década de 1970, para ser um dos maiores exportadores mundiais”, ressalta Mônika Bergamaschi, presidente do LIDE Agronegócio, que participa da abertura do evento ao lado do ex-ministro e chairman do LIDE, Luiz Fernando Furlan, do prefeito Duarte Nogueira e do head das unidades nacionais e internacionais do LIDE e do LIDE Ribeirão Preto, Fabio Fernandes.

O primeiro painel do dia discute a “Tecnologia e Meio Ambiente”, com exposição do líder da Agricultura Digital da BASF, Almir Silva. Já o segundo painel aborda a “Segurança Jurídica no Agro”, com participação do diretor da Tereos Brasil, Jacyr Costa Filho, e do embaixador especial da FAO para o Cooperativismo e ministro da Agricultura entre 2003-2006, Roberto Rodrigues.

Para tratar da “Abertura Comercial e Perspectivas para o Agronegócio”, sobem ao palco do evento Marcos Troyjo e o professor do Insper/Esalq-USP, Marcos Jank e e Lígia Dutra, superintendente de Relações Internacionais da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil).

O quarto e último painel apresenta a “Percepção dos Mercados” com participação do presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Marcello Brito, o CEO do VMLY&R Group no Brasil e presidente do LIDE Comunicação, Marcos Quintela, e o presidente da APAS, Ronaldo dos Santos.

O 8º Fórum LIDE de Agronegócio também conta com a celebração do Prêmio LIDE Agronegócio, que reconhece as empresas de destaque no mercado em cinco categorias:

  • Alimentos e Bebidas (Coplana – Cooperativa Agroindustrial, Natural One e Sococo);
  • Entidades de Representação (ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal, OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras e SRB – Sociedade Rural Brasileira);
  • Insumos (Santa Clara Agrociência, Netafim e Longping High-Tech);
  • Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Embrapa Pecuária Sudeste – Programa Balde Cheio, Centro de Cana IAC e UNESP Botucatu);
  • Sustentabilidade (Socicana, Inpev, Grupo Balbo/ Native); e
  • Tecnologia no Agro (Bevap, TMA e TGM).
  • Por fim, uma homenagem especial será entregue a Aldo Rabelo, relator do Novo Código Florestal, por sua trajetória e atuação em prol do setor ao longo dos anos.

Confira a programação:

4 de outubro

7h30 às 8h – credenciamento

8h às 8h45 – abertura

Inserção internacional do agronegócio - Apresentações

. Rodrigo Garcia, vice-governador do Estado de São Paulo

. Flávio Bettarello, secretário adjunto de Comércio e Relações Internacionais

. Joice Hasselmann, deputada federal e líder do Governo na Câmara PSL/SP

. Arnaldo Jardim, deputado federal PPS / SP

. Gustavo Junqueira, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

. Duarte Nogueira, prefeito de Ribeirão Preto

. Celia Pompeia, vice-presidente executiva do GRUPO DORIA

. Mônika Bergamaschi, presidente do LIDE AGRONEGÓCIOS

. Maurílio Biagi Filho, chairman do LIDE RIBEIRÃO PRETO

. Fábio Fernandes, presidente do LIDE RIBEIRÃO PRETO

 8h45 às 9h35

Tecnologia e meio ambiente - Exposição e debate

. Almir Araújo Silva, líder em Agricultura Digital da BASF

. Caio Penido, presidente do GPTS – Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável

 9h35 às 10h25

Segurança jurídica no agro – Exposição e debate

 . Manuel de Queiroz Pereira Calças, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo

. Jacyr Costa Filho, diretor Região Brasil da Tereos

. Roberto Rodrigues, embaixador especial da FAO para o Cooperativismo e ministro da Agricultura entre os anos 2003-2006

 10h25 às 10h40

Startups do agronegócio

 11h às 11h50

Abertura comercial e perspectivas para o agronegócio – exposições e debate

. Marcos Jank, professor sênior de Agronegócio Global do Insper e titular da Cátedra Luiz de Queiroz da Esalq – USP 2019

. Marcos Troyjo, secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia

. Ligia Dutra, superintendente de Relações Internacionais da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil)

 11h50 às 12h20

Agronegócio: percepção dos mercados – exposições e debate

. Marcelo Brito, presidente da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio

. Marcos Quintela, CEO do VMLY&R Group no Brasil e presidente do LIDE COMUNICAÇÃO

. Joice Hasselmann

. Pedro Celso Gonçalves, vice-presidente da APAS (Associação Paulista de Supermercados)

 14h às 14h15

Prêmio Startup

 14h15 às 14h45

Prêmio LIDE AGRONEGÓCIOS e encerramento

 Serviço

 Evento: 8º FÓRUM LIDE DE AGRONEGÓCIOS

Data: 3 e 4 de outubro

Horário: dia 3, a partir das 20h, fechado para convidados; e 4, das 8h às 14h45

Local: Hotel JP

Cidade: Ribeirão Preto (SP)

Sobre o Escritório Sanchez & Sanchez Sociedade de Advogados

Fundado em 1998, o escritório Sanchez & Sanchez Sociedade de Advogados, que possui sede em Ribeirão Preto-SP, além de escritórios próprios e parceiros em toda a região sudeste e sul do país, conta com aproximadamente 500 colaboradores e clientes por todo o Brasil, concentrando em médios e grandes grupos econômicos, nas áreas de seguro, telefonia, bancos, serviços, construção civil, dentre outros.

Com atuação pautada na ética, no conhecimento e na competência técnica, o escritório, que conta com quatro sócios renomados: Dr. Jorge Sanchez, Dr. Rubens Zampieri Filardi, Dr. Rafael Barioni e Dra. Helga Lopes Sanchez, se destaca pelo uso de inovadoras estratégias jurídicas, habilidade em negociações e capacidade de sanear carteiras com soluções inteligentes e tecnológicas. Com know how nas áreas de recuperação de crédito, contencioso cível e trabalhista.

 Sobre o LIDE

O LIDE - Grupo de Líderes Empresariais é uma organização de caráter privado, que reúne empresários em diversos países. O LIDE debate o fortalecimento da livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, assim como a defesa dos princípios éticos de governança corporativa no setor público e privado. Fundado no Brasil, em 2003, o LIDE é formado por líderes empresariais de corporações nacionais e internacionais, que se preocupam em sensibilizar o empresariado brasileiro para a importância de seu papel na construção de uma sociedade ética, desenvolvida e consciente. Atualmente, o Grupo conta com unidades regionais, internacionais e setoriais, totalizando 25 frentes de atuação. Para informações adicionais, basta acessar lideglobal.com.

Comentários
Assista ao vídeo