Informes -

Gilberto Lyra apresenta as belezas da Serra Gaúcha

2 de Outubro de 2019

Digital Influencer de viagens, que conta com mais de 128 mil seguidores no Instagram, visitou os principais pontos turístico da região

A Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, é o novo destino escolhido pelo digital influencer de viagem Gilberto Lyra, que conta com uma página no Instagram com mais de 128 mil seguidores. O alagoano conheceu os principais pontos turísticos da região que é o principal polo produtor de vinhos do país, além de ser um destino romântico e de gastronomia farta, herança da imigração italiana que prevalece entre os moradores.

Bento Gonçalves foi uma das cidades escolhidas por Lyra, que preparou um roteiro com destaque para as vinícolas. Para ele, conhecer o município é conhecer um cantinho da Toscana, na Itália, em pleno Brasil.

Passeio obrigatório para quem quer conhecer a região Sul do país, a viagem de Maria de Fumaça e, consequentemente, o enoturismo, são os pontos fortes da viagem.  “São tantas as opções que cada um pode montar seu próprio roteiro, de acordo com o interesse. Vale estar de carro ou ter acertado com alguma agência para circular pelas estradinhas montanhosas de parreiral em parreiral”, explicou o influencer, que apresenta todos os detalhes de suas viagens, além de dicas e orientações, em sua rede social.

A Vinícola Miolo foi um dos destinados apontados por Lyra. Dentre as marcas pertencentes ao grupo, que produz vinho desde 19897, mas que iniciou suacomercialização em 1990, estão Miolo, Terranova, Almadén e Bueno Wines. As visitas guiadas ao local incluem visitação aos parreirais e às caves, minicurso de degustação e terminam numa loja com preços convidativos e descontos para os turistas.
 

A vinícola Casa Valduga é outra opção para os amantes de vinho, sendo a primeira a construir um complexo enoturístico no Brasil, em 1992. O local oferece cursos de degustação, de harmonização e de queijos e vinhos, além de um restaurante onde são servidos pratos típicos italianos e apenas bebidas produzidas ali, como vinhos e sucos de uva.

Maria Fumaça

O alagoano também incluiu em seu roteiro a viagem de Maria Fumaça, tradicional passeio de trem que dura uma hora e meia percorrendo o trecho de 23 quilômetros entre as cidades de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa. Durante o percurso há algumas apresentações típicas dentro da locomotiva e uma parada na estação Garibaldi para degustação de um espumante.

Caminho de Pedra

Outro passeio bastante procurado em Bento Gonçalves e indicado pelo digital influencer é o Caminhos de Pedra. No total são 12 quilômetros de uma rota que se destaca pelo charme da arquitetura das casas históricas de pedra e de madeira, onde funcionam restaurantes, vinícolas e comércios no melhor estilo italiano.

“Alí você vai ver a Casa do Tomate, Parque da Ovelha, Casa da Tecelagem e outros atrativos. A Linha Faria Lemos, conhecida também como Rota Cantinas Históricas oferece lindas paisagens dos vinhedos e boas cantinas com degustação de vinhos, espumantes e sucos”, concluiu o alagoano, que também é promoter e repórter do Programa Agitação na TV Band Alagoas, onde tem um quadro chamado "Circulando com Gilberto Lyra".

Comentários
Assista ao vídeo