Viver - Saúde

Mortes por doenças cardiovasculares podem ser evitadas com mudanças de hábitos

29 de Setembro de 2019

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. No Brasil, de acordo com a plataforma cardiômetro, de 2004 a 2014 foram registrados 1.069.653 óbitos por infarto do miocárdio, angina e outras doenças isquêmicas do coração, o equivalente a 30% das mortes no país. Estima-se que 17,7 milhões de pessoas morreram por doenças cardiovasculares em 2015, conforme o último levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), representando 31% de todas as mortes em nível global.

O mês de setembro foi escolhido para concentrar as campanhas de conscientização, prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares, hoje 29 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Coração, uma inciativa criada em 2000 pela Federação Mundial do Coração com apoio das Nações Unidas. Sabe-se que cerca de 80% das doenças cardíacas podem ser evitadas com apenas com mudanças de hábitos. A médica cardiologista, Dra. Alessandra Gazola da clínica G2 Health Medicina Integrada em São Paulo listou os principais hábitos saudáveis que podem salvar vidas.

Alimentação saudável – busque uma dieta equilibrada com proteínas, aminoácidos, fibras, carboidratos, gorduras e ácidos graxos. Evite gordura trans, gordura saturada, óleos vegetais, sal, açúcar e nitritos e nitratos.

Atividade física – mexa-se, caminhar pelo menos 150 minutos por semana (30 minutos de segunda à sexta ou 50 minutos 3 vezes por semana, ou ainda duas caminhadas de 75 minutos) já reduz os riscos de doenças cardiovasculares. Faça exercícios físicos regularmente, pratique esportes, preferencialmente com acompanhamento de um educador físico, após liberação do seu cardiologista.

Elimine os fatores de risco – não fume, não use drogas, se beber seja moderado. Se for hipertenso ou diabético, siga o tratamento corretamente conforme a orientação médica, mantenha o peso corporal adequado.

Consulte seu médico – consultas e exames de rotina são importantes na prevenção e diagnóstico precoce de possíveis patologias, principalmente para pessoas com histórico familiar de problemas no coração. Completou a cardiologista.

Cuide-se! Ame o seu coração, ele bate 24 horas por você.

Comentários
Assista ao vídeo